Nesta sexta-feira, 14, um mutirão oftalmológico gratuito levará atendimento especializado a cerca de 300 mulheres em Palmas. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipais da Mulher (Semup) e de Ação Social (Semas), em parceria com a Liga de Desenvolvimento Social (LDS), ocorrerá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Xerente, localizado no Jardim Taquari. O credenciamento terá início às 7h30, seguido pelo início das consultas às 8h.

As pacientes passarão por triagem oftalmológica, com tratamentos determinados conforme cada diagnóstico. As soluções podem incluir uso de medicamentos e colírios, doação de óculos ou encaminhamento para cirurgia, quando necessário. O mutirão também beneficiará estudantes da rede municipal de ensino. Na quarta-feira, 12, a Escola Municipal Lúcia Sales, no Jardim Taquari, recebeu a ação, seguida da Escola Municipal Estevão Castro, no Aureny III, na quinta-feira, 13.

O Mutirão Oftalmológico é financiado com recursos do Ministério das Mulheres e intermediado pela LDS, organização sem fins lucrativos especializada em saúde oftalmológica. A secretária da Mulher de Palmas, Solange Duailibe, destacou que o Mutirão Oftalmológico é uma ação essencial para a saúde e bem-estar das mulheres da cidade. “A saúde da visão muitas vezes é negligenciada, e nosso objetivo é oferecer oportunidades para diagnósticos precoces e prevenção, garantindo que essas mulheres possam ter uma visão saudável e manter sua autonomia e independência no dia a dia”, afirmou a secretária.

Na próxima segunda-feira, 17, os atendimentos serão realizados nas Escolas Municipais Rosemir Fernandes (Aureny III), Escola de Tempo Integral (ETI) Anísio Teixeira (Setor Bertaville) e ETI Padre Josimo (ASCU-NO 40). O encerramento ocorrerá na terça-feira, 18, na ETI Margarida Lemos, no Setor Lago Sul.