Do total de mais de 2,14 milhões de inscritos confirmados para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o Brasil – após efetuarem o pagamento da inscrição ou receberem isenção –, 24.117 pertencem ao estado do Tocantins. Essas estatísticas foram divulgadas como parte do balanço final das inscrições do CPNU, anunciado em 23 de fevereiro pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

São Paulo lidera a lista dos estados com o maior número de inscritos, com mais de 228 mil pessoas aptas a participar do processo seletivo. Tocantins ocupa a 25ª posição nessa classificação. No entanto, quando consideramos a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total do estado, Tocantins sobe para a 7ª posição, com 2,04% de inscritos.

Em todo o Brasil, os candidatos estão distribuídos por 5.555 dos 5.570 municípios do país, representando 99,7% do total. Quanto ao gênero, as mulheres compõem 56% do total (1,2 milhão), enquanto os homens correspondem a 44% (938 mil).

As provas estão programadas para o dia 5 de maio e serão realizadas em 220 cidades, abrangendo todas as 27 unidades federativas. No Tocantins, as provas do CPNU acontecerão nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas.

A ministra Esther Dweck fez um alerta aos candidatos: “a partir de 25 de abril as pessoas têm que estar atentas para confirmarem dentro da sua página de inscrição o local de prova, para ter certeza de que recebeu o local e que está na cidade correta”, reforçou. “E não se esqueçam de levar a caneta preta, a carteira de identidade e chegarem uma hora antes do horário previsto para não ter nenhum tipo de problema. Estudem e estejam preparados. Estamos aguardando ansiosamente os novos funcionários públicos, porque todas as áreas estão querendo muito os reforços”, aconselhou a ministra.