A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) informou que até a manhã de terça-feira (12) o estado registrou 49 notificações suspeitas de sarampo, com 17 casos confirmados, todos no município de Campos Lindos. Outros casos seguem em investigação em diversas cidades, incluindo Palmas (16 notificações), Porto Nacional (3), Nova Olinda (1), Araguaína (3), Gurupi (3), Filadélfia (1) e Carmolândia (1).

Conforme a SES, os pacientes confirmados não estavam vacinados, apresentaram sintomas clássicos da doença e permanecem em tratamento domiciliar. Todos têm histórico de contato com pessoas que viajaram para países onde o vírus do sarampo ainda circula.

Desde 19 de julho, a SES-TO afirmou que intensificou as ações de vigilância em Campos Lindos, com equipes atuando na orientação sobre isolamento domiciliar dos casos suspeitos e na vacinação dos contatos próximos. Além disso, notas técnicas foram enviadas para os 139 municípios do estado para reforçar as medidas de imunização e vigilância epidemiológica.

Conforme a pasta, as 323 salas de vacinação do Tocantins estão abastecidas com imunizantes para atender à população e evitar a disseminação da doença.

A doença

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar, com sintomas como febre alta, manchas vermelhas, tosse e conjuntivite. Pode causar complicações graves, especialmente em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico fraco. A prevenção é feita pela vacinação gratuita oferecida pelo SUS, indicada para várias faixas etárias. Além disso, é importante que pacientes isolarem-se por pelo menos quatro dias após o surgimento das manchas para evitar a transmissão. Não há tratamento específico, e o foco é aliviar os sintomas; a SES-TO orienta buscar atendimento médico ao apresentar sinais da doença.