Nova Mesa Diretora do Tribunal de Contas do Estado assume comando e reforça compromisso com transparência e gestão pública

05 fevereiro 2025 às 18h22

COMPARTILHAR
A nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) para o biênio 2025/2026 tomou posse nesta quarta-feira, 5. O conselheiro Alberto Sevilha assumiu a presidência, enquanto a conselheira Doris de Miranda Coutinho foi nomeada vice-presidente. Já o conselheiro José Wagner Praxedes ocupará o cargo de corregedor.
Em seu discurso de posse, o presidente Alberto Sevilha destacou a relevância do trabalho que se inicia e fez uma referência especial a uma data marcante para a história do Tocantins. “Chegou a minha vez de assumir a missão de dirigir a administração financeira e orçamentária do nosso querido Tribunal de Contas. Estou consciente do significado dos desafios envolvidos e determinado a zelar pela transparência e pela correta aplicação dos recursos públicos. No dia 23 de janeiro deste ano, a nossa corte de contas completou 36 anos. Ao longo deste período, superamos as etapas da criação, tanto do estado do Tocantins, como do tribunal”, afirmou.
Além da escolha da mesa diretora, na mesma sessão, foram definidos os responsáveis por outras funções importantes dentro do TCETO. O conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves foi eleito diretor do Instituto de Contas 5 de Outubro (Iscon), e o conselheiro Manoel Pires dos Santos assumirá a Ouvidoria. Também foram escolhidos os presidentes das Câmaras Julgadoras: Napoleão de Souza Luz Sobrinho para a Primeira Câmara e Severiano Costandrade para a Segunda Câmara.
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) destacou a importância da continuidade e inovação na gestão pública. “Quero desejar muito sucesso, muita sorte, que Deus abençoe essa gestão, que o senhor possa dar continuidade, fazer as devidas inovações para que o Tribunal de Contas continue sendo essa casa amiga, essa casa cortez, essa casa que orienta o correto, mas não permite, cuida, para não permitir que o dinheiro público seja gerido de maneira errada”, declarou. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, parabenizou ainda o ex-presidente do TCE, André de Matos pelo trabalho realizado à frente do Tribunal de Contas, destacando sua liderança no projeto “Cuidado com a Primeira Infância”, que se tornou um marco no estado.
Durante a cerimônia de posse, também foi realizada a entrega da Medalha do Mérito Funcional, a mais alta honraria concedida aos servidores efetivos do Tribunal, em reconhecimento aos anos de dedicação à Corte.