Novo polo de irrigação no Tocantins beneficiará 110 mil pessoas
17 setembro 2024 às 16h16
COMPARTILHAR
A partir da Portaria 2.880/24, emitida pela Secretaria Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins foi oficialmente integrado à iniciativa Polos de Agricultura Irrigada. Esta medida faz parte das ações para implementar a Política Nacional de Irrigação e foi coordenada pela senadora Professora Dorinha Seabra (União) em conjunto com a bancada federal do Tocantins.
Com uma área inicial de 150 mil hectares, que pode se expandir para até 225 mil hectares até 2030, o novo polo está previsto para beneficiar aproximadamente 110 mil pessoas nos sete municípios que o compõem: Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Dueré, Santa Rita, Cristalândia, Pium e Sandolândia.
“Os polos de agricultura irrigada são uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Ao promover a eficiência no uso da água, aumentar a produtividade, gerar emprego e renda e contribuir para a sustentabilidade ambiental, os polos contribuem para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico do país”, afirmou Dorinha.
Entenda
Os polos são estabelecidos através de colaborações entre o governo federal, estados, municípios e organizações de agricultores irrigantes. Eles recebem suporte especial, incluindo repasse de recursos para o desenvolvimento da produção, planejamento de ações e coordenação com outros órgãos para resolver problemas e superar desafios enfrentados por produtores em áreas irrigadas. Além disso, os polos oferecem assistência técnica, acesso a crédito, e apoio em pesquisa e desenvolvimento.