A 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste) foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira, 10, no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas.A inauguração foi feita pelo vice-governador Laurez Moreira (PDT).  O evento segue até o sábado, 13, e a expectativa é que gere mais de R$50 milhões. 

Com mais de 50 expositores, incluindo representantes de outros estados, e a participação de cinco instituições financeiras, a feira promete ser um marco para o agronegócio da região sudeste do estado. A organização do evento espera receber mais de 18 mil visitantes nos quatro dias de exposição. 

Representando o Governo do Estado, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) ressaltou a importância da feira para a cidade de Almas e para a região sudeste do Estado. ” o agro é a atividade econômica mais importante do Tocantins”, disse.

Além da exposição de produtos e serviços voltados para o agronegócio, a feira também vai oferecer palestras e vitrines tecnológicas apresentadas pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Augusto Rezende, reitor da Unitins falou da importância do evento, sobretudo para o campus de Dianópolis:  “é  uma feira muito importante para a Universidade Estadual do Tocantins, porque nós temos o câmpus de Dianópolis, que articula nesta região enquanto matriz de desenvolvimento”, disse. 

Um dos estandes presentes na feira é o do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), que vai apresentar amostras de apicultura, meliponicultura (abelha sem ferrão), hidroponia e piscicultura. A feira também contempla o segmento de mineração, com a presença da Agência de Mineração do Tocantins (Ameto), destacando o potencial mineral da região sudeste.