Onda de calor atingirá Tocantins e parte do Brasil em setembro
02 setembro 2024 às 17h32
COMPARTILHAR
Nos próximos dias, o Tocantins deve passar por temperaturas elevadas devido a uma onda de calor que atingirá grande parte do Brasil na primeira metade de setembro, período que pode registrar um dos meses mais quentes no país. A previsão de calor intenso requer atenção da população quanto ao consumo de energia.
Palmas vai enfrentar nesta terça-feira, 03, mínima de 24°C e máxima de 38°C na capital tocantinense, com céu parcialmente nublado. A umidade relativa do ar com a mínima de 20% e a máxima de 60%, o que coloca a região em estado de alerta, conforme o alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando risco elevado à saúde e de incêndios florestais.
O nível de umidade recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60% ou mais, enquanto índices entre 40% e 60% são considerados aceitáveis. Abaixo de 30%, a exposição a riscos à saúde aumenta consideravelmente, alerta a Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Saúde do Tocantins (SES-TO).
Temperaturas acima de 40ºC no estado
Segundo a empresa de monitoramento meteorológico Storm, não há previsão de chuva para os próximos dias no Tocantins. As temperaturas devem ficar de 4ºC a 6ºC acima da média climatológica para o período, e a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30%. “Este calor deve ser provocado pela atuação de um sistema de alta pressão atmosférica sobre a região central do País, que tende a inibir a formação de nuvens de tempestades e a passagens de frentes frias. Desta forma teremos um aumento na radiação solar recebida e consequente aumento das temperaturas|”, afirmou a meteorologista e consultora da Energisa, Ana Paula Paes.
Durante a primeira semana de setembro, o Tocantins poderá registrar temperaturas próximas a 40ºC, com sensação térmica elevada. Além do Tocantins, outros estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, São Paulo e Amazonas também serão afetados por temperaturas elevadas. A onda de calor deve se intensificar na segunda semana de setembro, quando mais estados poderão registrar temperaturas máximas superiores a 40ºC.
Práticas para reduzir o consumo de energia durante a onda de calor
Diante da onda de calor, o uso de aparelhos como ar-condicionado, ventiladores e refrigeradores deve aumentar no Tocantins. Para auxiliar a população a enfrentar as altas temperaturas, a Energisa recomenda as seguintes práticas de consumo de energia:
Ar-condicionado: Utilize o aparelho entre 23ºC e 24ºC e desligue-o quando sair do ambiente. Modelos mais eficientes e econômicos são recomendados, além de evitar a exposição direta ao sol no ambiente climatizado. Mantenha os filtros limpos e a manutenção em dia.
Roupas leves: Tecidos leves não exigem o uso do ferro de passar e são lavados mais rapidamente, o que reduz o consumo de energia pela máquina de lavar.
Geladeira: Posicione a geladeira longe de fontes de calor e evite exposição ao sol. Verifique regularmente a vedação da porta para garantir a eficiência do aparelho.
Chuveiro elétrico: Reduza o uso do chuveiro elétrico para diminuir o consumo de energia.
Equipamentos com desligamento automático: Configure aparelhos para desligarem automaticamente 1 a 2 horas antes do usual e desconecte-os da tomada quando não estiverem em uso.