Estabelecimentos comerciais suspeitos de servirem como fachada para o tráfico de drogas no Plano Diretor Sul de Palmas foram alvo da Operação Mala Herba, deflagrada nesta sexta-feira, 13, pela Polícia Federal (PF). A ação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães da Polícia Penal e do Grupo de Operações com Cães da Polícia Militar do Tocantins.

Mais de 40 policiais participaram da operação, que incluiu o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em estabelecimentos comerciais suspeitos de servirem como fachada para a venda de entorpecentes, além de residências ligadas aos investigados. As autoridades buscavam apreender drogas, armas e reunir mais provas que subsidiem o processo penal contra os suspeitos.

A operação foi organizada em resposta ao aumento de crimes na região. As forças de segurança têm como meta desarticular redes de tráfico de drogas que atuam localmente, além de reduzir os atos violentos associados a essas atividades.

Operação

O nome da operação, Mala Herba, é uma referência à expressão latina “mala herba cito crescit”, que pode ser traduzida como “ervas daninhas crescem rápido”. Segundo a Polícia Federal, a escolha do nome destaca a necessidade de ações rápidas para conter a expansão da criminalidade e garantir a proteção dos moradores.