Nos corredores do Palácio Araguaia, interlocutores do governo já admitem, em conversas reservadas, que o deputado estadual Jair Farias (União Brasil) será um dos nomes de votação expressiva na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. O reconhecimento chama atenção porque Jair não é aliado direto do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), pelo contrário, integra o grupo da senadora Professora Dorinha (União Brasil), pré-candidata ao governo do estado.

Com base consolidada no Bico do Papagaio, onde foi prefeito de Sítio Novo e segue como liderança regional, Jair deve se beneficiar ainda pela não entrada do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), na corrida à Câmara. Amélio é pré-candidato para disputar o governo e trabalha dentro dessa hipótese. Se a candidatura vingar ou não, Jair vem articulado para ser o candidato número 1 da região do Bico do Papagaio.

Além disso, Jair Farias ainda tem a simpatia do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de quem é aliado. Jair esteve ao lado do gestor ainda na campanha de 2024, o que teria gerado ali seu distanciamento do Palácio Araguaia, que apoiava a candidata rival de Eduardo à época. “Além do Bico, ele terá, certamente, o apoio de Palmas”, diz um dos palacianos.