Palmas atingiu esta semana a marca de 41,6 graus, e ao lado de Boa Vista, capital do estado de Roraima, que alcançou o mesmo índice, as cidades dividem a primeira posição no ranking das temperaturas mais altas, de acordo com as medições realizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nas 24 horas entre sexta-feira e sábado.

O período de estiagem segue no Tocantins. Os moradores do estado esperam pela chamada “chuva do caju”, precipitação isolada que acontece durante o período de seca, para amenizar o calor, mas essa refrescada não deve acontecer tão cedo. Especialistas afirmam que o estado provavelmente não terá chuva até, pelo menos, meados de outubro.

“Até o dia 15 ou 20 de outubro, há apenas 10% de chance de precipitação na região sul do estado. Ou seja, ainda teremos pelo menos mais um mês sem chuvas significativas”, explicou o meteorologista Jair da Costa.

Na semana passada, o Inmet também constatou que cinco municípios tocantinenses figuram na lista das 10 cidades com as maiores temperaturas do país, todos ultrapassando a marca dos 40 graus. Peixe, com 42,1 graus, alcançando a maior temperatura nacional, seguido de Lagoa da Confusão, 41,8 graus, na terceira colocação, Formoso do Araguaia (TO), em quarto lugar, com 41,7 graus; Palmas, em sexto, com 41,2 graus, e Gurupi, em décimo lugar, registrando 41,1 graus.