Palmas desce dez posições no Ranking do Saneamento Básico de 2024, aponta instituto
21 março 2024 às 10h01
COMPARTILHAR
Palmas ocupa a 26ª posição entre as cidades mais populosas do Brasil que possuem o melhor saneamento básico. As informações foram levantadas pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, e divulgadas nesta quarta-feira, 20. Segundo o 16º Ranking do Saneamento Básico, em 2023 Palmas ocupava a 16ª posição, isto é, o município registrou queda de dez posições em apenas um ano.
Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades. O Ranking é composto pela análise de três “dimensões” distintas do saneamento básico de cada município, são eles: “nível de atendimento”, “melhoria do atendimento” e “nível de eficiência”.
Os dados mostram que 97,9% da população de 302.692 pessoas da cidade é atendida pelo saneamento básico, que consiste na oferta de água tratada e no tratamento de esgoto. O indicador de perdas de água em 2024 é de 31,74 %.O ranking mostra que o indicador de atendimento à rede de esgoto é de 89,96%, no entanto, somente 64,48% é tratado. O investimento financeiro entre 2017 e 2021 foi de R$ 303,88 milhões, um total de R$ 200,78 por habitante.
Apesar dos bons índices, a empresa responsável pelo fornecimento dos serviços, a BRK Ambiental (confira nota da companhia ao final da matéria), enfrenta investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal de Palmas por supostas irregularidades no fornecimento. Inclusive, neste ano, teve condenação por derramamento de dejetos no Ribeirão Taquaruçu.
A prefeitura de Palmas foi procurada pelo Jornal Opção Tocantins, contudo, ainda não se manifestou.
Nota da BRK sobre o assunto:
“O ranking é baseado em dados do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, que não teve divulgação de indicadores urbanos, por falta dessa informação no CENSO do IBGE de 2022, alterando a metodologia e indicadores utilizados para gerar a nota total em relação ao Ranking passado, todavia, o município de Palmas aumentou sua nota total de 8,72 (2023) para 8,99 (2024), demonstrando que tem melhorado seus serviços.
Desde que assumiu a concessão dos serviços de saneamento em Palmas, em 2017, a BRK tem investido em processos e infraestrutura com o objetivo de melhorar o abastecimento de água tratada de qualidade e a coleta e tratamento do esgoto gerado no município.
Prova disso é que atualmente o abastecimento de água chega a 97,9% da população total de Palmas, com 100% da área urbana já abastecida. Já em relação a coleta de esgoto supera os 89,9% de cobertura. Ao longo do período de concessão, a BRK também tem atuado de forma contínua na redução de perdas de água tratada. Mais de quatro bilhões de litros de água foram preservados no Tocantins desde 2019, com o aprimoramento dos processos operacionais da BRK.
A posição no ranking é uma referência a ser considerada, mas o que norteia as ações da companhia vai além do levantamento anual. A BRK tem trabalhado para garantir a eficiência operacional na distribuição de água e tratamento de esgoto, visando atender o crescimento contínuo dos municípios onde atua porque entende que isso resulta em mais saúde e qualidade de vida para todos”.