Palmas é a 16ª melhor cidade do país para empreender em 2023, com 6,845 pontos, conforme aponta o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) feito pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capital do Tocantins subiu 25 posições em relação ao ano anterior, quando ocupava a 41ª posição do ranking. As melhores cidades do país no ICE foram São Paulo, Florianópolis e Joinville, ocupando o 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

O ranking de Palmas nos sete determinantes da lista de cidades com melhores condições para o empreendedorismo é o seguinte: 94º em ambiente regulatório, 89ª em infraestrutura, 33ª em mercado, 28ª em acesso ao capital, 61ª em inovação, 36ª em capital humano e 3ª em cultura empreendedora.

O estudo mostra que Palmas melhorou seu ranqueamento principalmente por ter criado um espaço exclusivo para o atendimento dos empreendedores, disponibilizando também serviços eletrônicos por meio do site. Chamada Casa do Empreendedor, essa iniciativa oferece um conjunto de serviços e projetos de apoio ao empreendedorismo, atendendo microempreendedores individuais (MEI), microempresários (ME) e empresários de pequeno porte (EPP). A Casa do Empreendedor fornece orientações gerais, atendimento às formalidades, emissão de documentos e estímulo à inovação.

O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) tem como objetivo analisar e comparar os ecossistemas empreendedores das 101 cidades mais populosas do Brasil, explorando as condições que essas cidades oferecem para o desenvolvimento da atividade empreendedora. O contexto escolhido foi as cidades porque é nelas que a atividade empreendedora efetivamente se manifesta. Trata-se de um esforço analítico para apontar como esses municípios podem criar melhores condições para o desenvolvimento do empreendedorismo.