A capital do Tocantins é a segunda melhor capital do país em indicadores de meio ambiente. O dado foi divulgado no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP), divulgado no início deste mês. A 5° edição do Ranking é composta por 65 indicadores, sendo organizado em 13 pilares temáticos, entre eles o meio ambiente, que avalia cinco indicadores para classificar as capitais: emissões de gases de efeito estufa, cobertura de floresta natural, desmatamento ilegal, velocidade do desmatamento ilegal e áreas recuperadas.

De acordo com o relatório técnico do CLP, a temática ambiente está sendo abordada desde a segunda edição do ranking, pela crescente relevância no assunto. O ranking traz em primeiro lugar Manaus (AM); Palmas (TO), vem na sequência em segundo lugar e em terceiro, Teresina (PI).

Com o resultado, o presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Isac Braz Cunha, celebrou o 2° lugar. “Temos nosso plano de arborização, a coleta seletiva e o programa arrojado de educação ambiental que vamos adotar a partir de março com nosso EcoBus”, disse. 

Com o “Plano de Arborização Clima 360º”, em dezembro de 2025, a equipe da Fundação Municipal de Meio Ambiente plantou cerca de dez mil mudas de árvores na Capital. Além disso, desde segunda-feira, 2, o descarte de uma garrafa pet com óleo de cozinha usado no Viveiro Municipal, vale uma muda de árvore frutífera e nativa em troca. O que incentiva também o descarte correto deste resíduo, que é destinado para o reaproveitamento com a fabricação de sabão, por exemplo.