Palmas ficou em primeiro lugar no ranking de cidades sustentáveis da região Norte do Brasil e recebeu, nesta quarta-feira, 26, o Prêmio Cidades Sustentáveis da Bright Cities. A premiação ocorreu na Smart City Expo, maior feira de cidades inteligentes das Américas, realizada na Ligga Arena, em Curitiba (PR), e segue até esta quinta-feira, 27.

A capital tocantinense foi avaliada entre 336 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes. O levantamento analisou práticas voltadas ao equilíbrio entre crescimento econômico e sustentabilidade, considerando o uso eficiente de recursos financeiros, ambientais e humanos.

Entre os critérios que garantiram a premiação, Palmas se destacou nos índices de qualidade de vida, eficiência da administração pública e investimentos em saneamento básico e serviços essenciais. O relatório também apontou melhorias na mobilidade urbana e no acesso a tecnologias. Em relação à edição anterior, a cidade apresentou um crescimento de 8% nas notas gerais, com avanços nos pilares de segurança, infraestrutura e serviços.

Representando o prefeito Eduardo Siqueira Campos, participaram do evento o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, o secretário-executivo da pasta, Lúcio Cavalcante, o presidente da Agência de Tecnologia (Agtec), Fabiano Sousa, o secretário municipal de Mobilidade Urbana e Defesa Civil (Semob), Francisco Seixas, e o vereador Carlos Amastha (PSB).

Além da premiação, a comitiva buscou parcerias e soluções tecnológicas para aprimorar a gestão municipal. “O trabalho nosso aqui é principalmente buscar o que há de mais moderno em várias áreas para facilitar a vida do cidadão. Palmas é uma cidade inteligente e moderna e precisamos continuar avançando neste e outros aspectos”, afirmou o secretário Ronaldo Dimas.

Palmas lidera ranking da região Norte

Entre as cidades do Norte do país, Palmas conquistou a primeira posição, à frente de municípios mais populosos e de maior extensão territorial. No ranking regional, Araguaína ficou em segundo lugar, seguida por Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Belém (PA).