A Associação dos Policiais Penais do Brasil (Ageppen-Brasil) realizará a terceira etapa da Conferência Nacional da Polícia Penal (Conapp) em Palmas, nesta quinta-feira, 27, a partir das 14 horas, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). O evento, que tem o apoio do Sindicato dos Policiais Penais do Estado do Tocantins (Sindippen-TO) e da Associação dos Profissionais do Sistema Penitenciário do Estado do Tocantins (Prosispen), contará com a presença de entidades representativas de policiais penais de todo o país. 

O tema central da Conferência é “Lei Geral da Polícia Penal – Que Sistema Prisional Queremos?”, e tem o objetivo de debater a grande relevância para o sistema prisional brasileiro. “Estamos aqui para discutir e propor soluções que realmente façam a diferença no dia a dia dos policiais penais e na gestão do sistema prisional. É fundamental que tenhamos uma lei geral que atenda às necessidades da categoria e promova um sistema mais eficiente e humano,” destacou Wilton Angelis, presidente do Sindippen-TO.

Durante a conferência, serão debatidos temas como a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal e a Lei Geral da Polícia Penal. A palestra de abertura será ministrada pelo Dr. Rodney da Silva, diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Além disso, serão discutidas questões locais, como a criação de uma secretaria própria do sistema penitenciário no Tocantins e a lei orgânica estadual da Polícia Penal.

A Conapp já passou pelas regiões Sul, em Florianópolis-SC, e Sudeste, em São Paulo-SP, e agora chega à região Norte/Nordeste, para debater sobre o futuro do sistema prisional brasileiro. O deputado estadual Professor Júnior Geo, que recebeu oficialmente o convite do presidente de Angelis, será o anfitrião desta etapa.

Durante o evento, o presidente da Ageppen-Brasil, Ferdinando Gregório, anunciará a data do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal, constituída no Senado Federal, e a data da realização da etapa nacional da Conapp, ambos eventos previstos para o segundo semestre de 2024 em Brasília.

“A criação da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Penal é um marco histórico para nossa categoria. Estamos unindo forças no Congresso Nacional para garantir que nossas demandas sejam ouvidas e atendidas,” afirmou Ferdinando Gregório.