A pré-candidata Janad Valcari (PL) apareceu em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de votos de Palmas com 24% na espontânea. A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Executiva (IPEX) entre os dias 27 e 30 de abril e foi divulgada nesta quarta, 01, pela TV Norte Tocantins (afiliada do SBT). O registro da pesquisa foi feito no dia 25 de abril, sob o número TO-09465/2024. Foram entrevistadas 800 pessoas.  

O segundo colocado, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), aparece com 9,75% das intenções de voto, enquanto Carlos Amastha (PSB) registra 7,5%. Já o professor Júnior GEO (PSDB) aparece com 4%. A ex-deputada estadual Luana Ribeiro (PSD) apresenta 0,75%, seguida pelo ex-senador Ataídes Oliveira (Novo) e pela jornalista Roberta Tum (PCdoB), ambos com 0,25%. Na pesquisa espontânea 23% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

 A grande questão da disputa eleitoral, apontada pela pesquisa, até o momento, é a porcentagem de indecisos, que soma 23%. Se os dados se mantiverem no mesmo patamar, Palmas terá pela primeira vez uma disputa indo para o segundo turno.

A pesquisa espontânea é aquela em que o entrevistado não é informado dos nomes dos candidatos.   

A última pesquisa, realizada entre os dias 23 e 25 de março e divulgada em 26 de março, feita pela Real Big Data, sob o número TO-08386/2024, apontava que a pré-candidata Janad Valcari tinha 8% das intenções de voto na pesquisa espontânea. Logo atrás vinha Carlos Amastha com 5%, Eduardo Siqueira Campos tinha 4% e Júnior Geo estava com 2%. 

Com o afunilamento dos nomes e a efetiva candidatura dos “pré-candidatos” é certo que esse cenário vai mudar muito até o dia das eleições, mas o nome de Janad parece ser o mais provável de concorrer a um possível segundo turno.