A Polícia Federal no Tocantins cumpriu, nesta terça-feira, 09, novas diligências da segunda fase da “Operação Velar VIII”, direcionada ao aprofundamento de investigação sobre crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes, envolvendo o armazenamento e o compartilhamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

O Inquérito Policial teve início após a identificação da compra e guarda de arquivos contendo fotos e vídeos de abuso sexual infantil por um nacional residente em uma cidade no norte do Estado. O Mandado de Busca e Apreensão, expedido pela 2ª Vara da Subseção Judiciária Cível e Criminal da Justiça Federal de Araguaína, foi executado no estado do Pará.

A apuração segue em andamento, com o objetivo de esclarecer toda a participação dos investigados nos crimes apurados e de identificar as vítimas.

O nome da operação, “Velar VIII”, faz referência ao compromisso contínuo da Polícia Federal na proteção e defesa de crianças e adolescentes contra o abuso sexual infantojuvenil.