Ponte entre Tocantins e Estreito entra na reta final com obras aceleradas e elevação do nível do rio
11 dezembro 2025 às 10h53

COMPARTILHAR
A reconstrução da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) entrou na reta final com previsão de entrega no dia 27 de dezembro, e segue dentro do cronograma, segundo o vereador Elias Júnior (Republicanos), de Aguiarnópolis, que tem acompanhado o avanço da obra todos os dias. Em uma nova visita ao canteiro na última semana, ele relatou que os serviços finais estão em andamento, mas demonstrou preocupação com a elevação do nível do Rio Tocantins durante o período chuvoso.
Segundo o vereador, o vão central da ponte “está totalmente colado”, e as equipes trabalham na retirada das treliças lançadeiras, estruturas metálicas utilizadas no processo de lançamento. Do lado tocantinense, essa etapa já foi concluída, e os trabalhadores realizam a concretagem do último corrimão e a instalação do guarda-corpo. No lado maranhense, a cabeceira está pronta e já recebeu pavimentação asfáltica.
“Estamos todos os dias acompanhando, até porque estamos no aguardo do prazo estipulado para a entrega dessa ponte”, afirmou. Ele disse acreditar que a obra está “dentro do cronograma e do prazo”.
Ao registrar o local, o vereador enfatizou a oscilação do nível do rio. Ele relatou que, enquanto acompanhava o trabalho, o Tocantins subiu cerca de meio metro, atribuindo essa variação ao início das chuvas e à hidrelétrica situada cerca de seis quilômetros acima da ponte. “O nível do Rio Tocantins, como vocês podem ver, a todo instante vai subindo e descendo por conta das chuvas intensas”, disse. “Da hora que estamos aqui, já subiu mais ou menos meio metro.”
O comportamento da correnteza também chamou atenção do parlamentar. Nas imagens, ele destaca a força da água e lembra que o período chuvoso está apenas começando.
A obra já havia alcançado 80% de execução na última atualização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que segue com serviços de acabamento, tratamento do concreto, instalação de guarda-corpos e execução dos aterros.
A nova ponte terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros. Com investimento de R$ 171,1 milhões, mais de 500 trabalhadores atuam praticamente 24 horas por dia para cumprir o prazo de entrega.
A estrutura substituirá a ponte que desmoronou em 22 de dezembro de 2024, tragédia que deixou 14 mortos, um ferido e três desaparecidos e que completa um ano neste mês. A expectativa é restabelecer de forma segura a ligação entre Tocantins e Maranhão, rota estratégica para o fluxo de pessoas e mercadorias.
