Por um voto, Marilon Barbosa é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Palmas
01 janeiro 2025 às 15h02
COMPARTILHAR
Com 12 votos, o vereador Marilon Barbosa (Republicanos), irmão do governador Wanderlei Barbosa, foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Palmas na tarde desta quarta-feira, 1°. Seu adversário, Folha (PSDB), obteve 11 votos. O pleito foi marcado por intensos debates, tentativas de dissolução de chapas e uma disputa judicial. A votação para o restante da mesa diretora ainda está sendo realizada.
A eleição aconteceu em clima de tensão, com a sessão solene sendo cancelada duas vezes antes da votação. Antes do pleito, Folha protocolou um pedido de impugnação da chapa de Marilon, argumentando que o registro havia ocorrido antes da diplomação, o que seria uma infração ao regimento interno da Casa. Durante os discursos, Uchôa afirmou que já havia sido devidamente diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), rejeitando as alegações de nulidade.
Os debates esquentaram quando Marilon acusou Folha de agir de forma autoritária, chamando-o de “ditador”, enquanto Folha respondeu de maneira sarcástica, declarando que “Marilon é especial”.
A contagem dos votos confirmou a vitória apertada: 12 a 11.
Apesar das polêmicas, inclusive de ter “confinado” parlamentares para não serem coagidos a mudarem de lado, Marilon Barbosa assume a presidência com a promessa de fortalecer o legislativo e manter a interlocução com o governo estadual.