Prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, é eleita presidente nacional do PSDB Mulher
30 novembro 2023 às 22h41
COMPARTILHAR
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), elegeu nesta quinta-feira, 30, durante encontro em Brasília, seu novo presidente, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo. A eleição foi realizada durante 16ª Convenção Nacional do PSDB, que escolheu ainda a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, presidente do PSDB Mulher.
O encontro foi convocado após a decisão judicial que destituiu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, da direção do partido. Em setembro a justiça anulou a eleição de Eduardo e determinou a realização de nova eleição. A decisão atendeu a solicitação do prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Moreno (PSDB), que alegou que a escolha dos nomes para compor a Executiva Nacional foi em desacordo com o estatuto do partido. Durante o encontro o ex-senador José Aníbal, que havia se lançando candidato, retirou sua postulação em nome do consenso em torno do nome de Marconi Perillo.
A eleição de Marconi é uma esperança para os tucanos voltarem ao protagonismo nacional. Até 2014 o partido polarizava com o PT a cena política nacional. A partir de então, não lançou mais candidato a presidência da República e vem experimentando um encolhimento. Em seu primeiro discurso como novo presidente do PSDB, Marconi disse que é preciso união para reconstruir o partido. “Precisamos apresentar um projeto de futuro para o Brasil”, apontou.
Quem é Marconi
Marconi Perillo, 60 anos, goiano de Palmeiras, foi quatro vezes governador de Goiás, senador, deputado federal e deputado estadual. Surgiu na década na década de 80, nos movimentos do PMDB-Jovem, tendo presidido a sigla em Goiás. Foi assessor do ex-governador Henrique Santillo, e despontou na vida pública como seu afilhado.
Cinthia Ribeiro
Cínthia Ribeiro, preside o PSDB do Tocantins e é a única mulher prefeita de Capital, está no seu segundo mandato como prefeita de Palmas. Viúva do senador João Ribeiro, surgiu na política em 2016, quando foi candidata a vice-prefeita na chapa do então prefeito Carlos Amastha (PSB), reeleito naquele pleito. Em 2018 o prefeito renuncia para ser candidato ao governo do Estado e permite a acessão da vice-prefeita, agora prefeita. Em 2020 é reeleita.
Cinthia tem proximidade com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). È vista como um bom nome para vice-governadora em 2026, ou até mesmo o Senado, que terá duas vagas nestas eleições. Em nível nacional Cinthia tem uma relação de simpatia com o presidente Lula, construída ao longo dos mandatos do senador João Ribeiro que foi muito prestigiado pelo presidente.