A Prefeitura de Palmas declarou que “grande parte das reivindicações dos trabalhadores da Educação foram atendidas” e já divulgadas pela gestão municipal. Segundo o comunicado, serão pagos aos servidores a progressão horizontal e vertical, titularidade, escolaridade e a implementação do Piso Nacional do Magistério.

Segundo a prefeitura, “todos esses direitos começarão a ser pagos na folha de pagamento de novembro, que será creditada aos servidores na próxima sexta-feira, 28, juntamente com a primeira parcela do 13º salário”.

O município também anunciou que está marcada para a próxima sexta-feira, 28, uma reunião com todos os sindicatos para tratar da data-base. A gestão afirma que o objetivo é, inicialmente, discutir a proposta de mudança da data-base para setembro, mês em que se celebra o Dia do Servidor Público Municipal. A prefeitura avalia que essa alteração permitirá discutir o ano de 2025 com um índice considerado factível e que possa ser aceito pelos sindicatos, “incluindo o Sintet”.

No comunicado, a gestão municipal afirma que, mesmo após buscar conceder “grande parte do que se reivindica”, há preocupação com a perda de um dia letivo por milhares de alunos, movimento que, segundo a nota, impacta também a rotina profissional dos pais. Diante disso, “a Prefeitura de Palmas já orientou a Secretaria da Educação sobre a reposição desse dia letivo para o devido cumprimento do calendário escolar”.

A administração ressalta ainda que “respeitaremos sempre a luta dos trabalhadores pelos seus direitos, mas propondo sempre que a mesa de negociações seja o local mais adequado para que se encontrem os acordos possíveis e que atendam as partes”.