Após 10 anos do fim da competição, Presidente da CBF visita Palmas para inaugurar obra do legado da Copa de 2014

02 julho 2025 às 15h26

COMPARTILHAR
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, participa nesta quinta-feira, 3, às 8 horas, da inauguração do Centro de Desenvolvimento de Futebol do Tocantins, no Setor Polinésia, em Palmas. A agenda inclui ainda representantes da FIFA, autoridades locais e nacionais, além do presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha.
A estrutura integra o programa CBF Social, financiado pelo Fundo de Legado da Copa do Mundo FIFA 2014. O Centro de Desenvolvimento do Tocantins faz parte de um pacote de 15 unidades previstas para estados que não sediaram jogos do mundial em 2014. A aplicação dos recursos enfrentou entraves por anos devido a escândalos de corrupção e à pandemia de Covid-19. A retomada das obras ocorreu de forma mais acelerada a partir de 2023, com previsão de entregas em sequência até 2024, o que seguiu também por 2025. Segundo a CBF, o objetivo é consolidar uma rede nacional voltada ao fortalecimento do futebol de base, com impacto social nas regiões atendidas.
O centro em Palmas atenderá até 400 crianças em situação de vulnerabilidade social, com atividades esportivas e formação cidadã gratuita. Também funcionará como apoio técnico para clubes da região. O investimento de R$ 1,44 milhão viabilizou campo com gramado sintético, vestiários, área administrativa e estrutura voltada a treinamentos e eventos. A área, com 40 mil metros quadrados, pertence à CBF e será dedicada exclusivamente ao futebol de base.
O Tocantins integra a lista de 14 estados que recebem unidades do projeto. Nesta semana, Rondônia inaugurou seu centro em Porto Velho, no dia 1º. A próxima entrega está prevista para o sábado, 5, em Macapá, no Amapá.
O programa soma mais de R$ 20 milhões aplicados nacionalmente, com foco na inclusão social por meio do esporte.