O presidente do PT Tocantins, Nile William, disse ao Jornal Opção Tocantins que considera o cenário para o governo do estado “totalmente aberto”, após a divulgação, nesta segunda-feira, 18, de levantamento da Paraná Pesquisas. O partido não figurou entre os que tiveram nomes expostos.

Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados) 71,1% dos entrevistados afirmaram não saber ou preferiram não opinar em quem votariam, enquanto 5,2% declararam voto branco, nulo ou em ninguém. Juntas, essas respostas representam 76,3% de indefinição do eleitorado.

“Quero destacar que a pesquisa da Paraná Pesquisas indica um total cenário aberto, com quase 80% de eleitores que não se manifestaram em razão das candidaturas postas. O PT vai apresentar para 2026 um novo cenário: mais que nomes, uma construção política coletiva, democrática e horizontal. Por isso entendemos que o jogo está totalmente aberto para 26, e vamos vir com tudo”, declarou.

Entre os citados na pesquisa espontânea estão o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), que não pode disputar a reeleição (9,5%), a senadora Professora Dorinha (União Brasil, 3,6%), o vice-governador Laurez Moreira (PDT, 2,6%), o deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos, 2,3%), o senador Eduardo Gomes (PL, 2,2%), o prefeito de Palmas Eduardo Siqueira Campos (Podemos, 1,9%), a ex-prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro (PSDB, 0,5%), Ataídes de Oliveira (DC, 0,2%) e outros nomes (0,9%).

O levantamento entrevistou 1.510 eleitores em 59 municípios do Tocantins, entre os dias 9 e 13 de agosto.