Um detento da cela 103 da Unidade Penal Regional de Palmas testou positivo para tuberculose e iniciou o tratamento nesta quarta-feira, 19. O Jornal Opção Tocantins teve acesso ao comunicado oficial feito pela equipe de Saúde Prisional da New Life Gestão Prisional LTDA, responsável pelo atendimento médico na unidade.

A tuberculose é uma das doenças mais preocupantes em ambientes de privação de liberdade devido à facilidade de transmissão em locais fechados e com grande concentração de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de incidência em presídios é significativamente maior do que na população em geral.

De acordo com o comunicado, como o interno já se encontrava recluso na mesma cela, não será necessário isolamento adicional. No entanto, qualquer movimentação do detento ou de outros privados da cela deverá ser feita com o uso obrigatório de máscara, a fim de evitar a transmissão da doença.

A equipe de saúde também informou que, na próxima segunda-feira, 23, todos os presos dessa cela que apresentarem sintomas respiratórios serão submetidos a exames de rastreio para tuberculose. A medida preventiva seguirá em vigor até a divulgação dos resultados desses exames e após o 15º dia de tratamento do paciente já diagnosticado.

O responsável técnico de enfermagem assinou a orientação encaminhada à chefia de segurança da unidade.

A reportagem do Jornal Opção Tocantins entrou em contato com a Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins (Seciju), responsável pela gestão do sistema prisional do Estado, e solicitou nota oficial sobre o caso.

Entre os questionamentos enviados estão a situação sanitária atual da unidade, providências adotadas pela gestão prisional estadual, previsão de exames para outros internos e as medidas preventivas previstas. Também foi solicitado esclarecimento sobre como a secretaria acompanha e fiscaliza a atuação das empresas gestoras de saúde nas unidades prisionais tocantinenses.

Confira o comunicado na íntegra.

A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que nesta quinta-feira, 19, um custodiado da Unidade Penal Regional de Palmas testou positivo para tuberculose e imediatamente iniciou o tratamento, sendo acompanhado pela equipe médica da unidade.

Reitera-se que o risco de transmissão da tuberculose diminui significativamente com o início do tratamento adequado. Ainda assim, os demais custodiados que se encontram na cela já estão isolados, para prevenir possíveis transmissões. Caso sejam necessárias movimentações dos internos, o protocolo é o uso de máscara e demais itens de segurança sanitária. Tais medidas estarão vigentes até a obtenção dos resultados sintomáticos e após o 15° dia de tratamento, quando não há mais riscos de transmissão, assim como as visitas aos referidos detentos.

Todos os internos da cela estão sendo acompanhados, e os que apresentarem qualquer sintoma, passarão por exames médicos já agendados para esta segunda-feira, 23.

A equipe de saúde está atenta a todos os sintomas, e usa de todos os meios para salvaguardar os custodiados e servidores da unidade.A reportagem aguarda retorno e atualizará o conteúdo assim que a secretaria se manifestar.