Preso sofre tentativa de homicídio com faca artesanal em presídio de Araguaína

19 março 2025 às 16h31

COMPARTILHAR
Na terça-feira, 18, um confronto físico entre dois custodiados foi registrado na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em Araguaína, região norte do Tocantins. O incidente, segundo uma nota enviada pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) ao Jornal Opção Tocantins, ocorreu após uma discussão entre os reeducandos, um dos quais usou uma faca artesanal. A faca foi fabricada pelos próprios presos utilizando materiais retirados da estrutura do pavilhão da unidade.
“Um custodiado foi ferido, mas foi imediatamente socorrido pela equipe médica e levado ao hospital, onde deverá receber alta nesta quarta-feira, 19”, informa a nota oficial.
A Secretaria esclareceu que a situação é isolada e não está relacionada com nenhuma mobilização dos demais custodiados. Em resposta ao ocorrido, a Seciju anunciou que a equipe de policiais realizará uma revista geral nas celas para investigar a fabricação de armas brancas dentro da unidade.
Além disso, a segurança da unidade será reforçada com a chegada de policiais penais do Grupo de Operações Especiais (Gope). A nota também ressaltou que a Seciju está “prestando todos os atendimentos necessários aos custodiados” e busca garantir tanto “os direitos dos reeducandos e seus familiares, quanto a segurança dos policiais penais”.
Por questões de segurança, a Secretaria optou por não divulgar a identidade dos custodiados envolvidos no incidente.
Confira a nota na íntegra:
Nota à Imprensa
Assunto: Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota
Data: 19.03.2025
A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, por meio da Superintendência de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, informa que nesta terça, 18, houve uma situação isolada na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota, em que dois custodiados chegaram às vias de fato após uma discussão, em que um deles utilizou uma faca artesanal, que foi produzida pelos próprios reeducandos com a utilização de materiais retirados da estrutura do prédio do pavilhão. Um custodiado foi ferido, mas foi imediatamente socorrido pela equipe médica e levado ao Hospital e deve receber alta nesta quarta, 19.
Por questões de segurança, a Seciju não repassa informações sobre a identidade de custodiados.
A referida ocorrência dos presos não está ligada à mobilização dos demais custodiados. A equipe de policiais realizará uma revista geral nas celas para averiguação e apuração quanto à fabricação de armas brancas.
A Seciju reforçará a segurança da unidade com o envio de polícias penais do Grupo de Operações Especiais (Gope). A Pasta reitera que está prestando todos os atendimentos necessários aos custodiados, bem como a busca por assegurar os direitos dos reenducandos e seus familiares, assim como a segurança dos policiais penais.