Esther Nogueira Macedo foi o primeiro bebê nascido no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2024, sob a gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na cidade de Palmas. O parto ocorreu no Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) às 00h20 de segunda-feira (1º), marcando o início do ano para a família.

Esther pesou 3.495 gramas e mediu 51 cm. A mãe, Karina Nogueira, relatou que a filha estava determinada a nascer no dia 1°. Residindo em Lajeado, a família havia ido à maternidade no dia 31 de dezembro para repetir alguns exames, conforme orientação da equipe médica, mas todos estavam normais. Após retornar para casa, as contrações intensificaram, levando-os de volta a Palmas. Após tentativas de parto normal, a equipe médica optou pela cesariana, que foi bem-sucedida.

O pai, Sandro Macedo Barboza, elogiou o atendimento da unidade, destacando a segurança proporcionada pela equipe médica em cada decisão tomada. Outros nascimentos foram registrados nas primeiras horas do ano na rede SUS, incluindo Ayla Martins Soares, nascida no Hospital Regional de Miracema (HRM), e João Arthur, filho de Ana Beatriz Alves Barros, nascido no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Das 17 unidades hospitalares geridas pelo Estado, 14 oferecem atendimento à gestante, sendo duas delas maternidades: o Hospital Materno Infantil Tia Dedé e o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, que além de realizar partos, cuida da saúde integral da mulher.

Em 2023, o Estado realizou 20.858 partos. A SES-TO possui uma estrutura hospitalar, com tecnologia e equipe multiprofissional, oferecendo 58 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, entre leitos próprios e contratualizados, e 79 leitos de cuidados intermediários neonatais.