Primeiro lixão do Tocantins será encerrado e transformado em parque urbano em Juarina
18 novembro 2024 às 16h37
COMPARTILHAR
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do Tocantins, em parceria com o município de Juarina, realizou uma visita técnica na área do lixão local, que já se encontra desativado, com o objetivo de avaliar e definir os próximos passos para o encerramento definitivo e recuperação ambiental do local. Previsto para ser oficialmente encerrado em janeiro de 2025, o antigo lixão será transformado em um Parque Urbano, tornando-se um espaço de lazer e convivência para a população.
A iniciativa marca o primeiro caso de encerramento de um lixão municipal no estado. Durante a visita técnica, estiveram presentes representantes da Semarh, incluindo as diretoras Hélia Azevedo Pacheco, de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Meriele Oliveira, de Educação Ambiental para a Sustentabilidade; e Marla Guedes, de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Juarina, Manoel Ferreira Lima, e por membros da equipe municipal.
Segundo Hélia Azevedo Pacheco, a área já não recebe resíduos sólidos, que atualmente são destinados ao aterro sanitário de Couto Magalhães, enquanto materiais recicláveis são encaminhados para uma cooperativa em Porto Nacional. “Encerrar o primeiro lixão do Estado com um projeto de recuperação de vegetação e a criação de um Parque Urbano é algo fantástico. O que antes era um símbolo de degradação ambiental poderá se transformar em um ambiente saudável e útil para a população”, destacou.
O prefeito Manoel Ferreira Lima também comemorou a parceria com o Governo do Estado, afirmando que a iniciativa colocará Juarina como exemplo na recuperação de áreas degradadas. “Com essa parceria, teremos um espaço de lazer e um ambiente ambientalmente sustentável para servir à nossa comunidade”, ressaltou.
A diretora de Educação Ambiental, Meriele Oliveira, enfatizou a importância do trabalho educativo com as comunidades locais. “O processo de sensibilização já está em andamento nas escolas e comunidades para incentivar boas práticas de preservação e correta destinação dos resíduos, incluindo o reaproveitamento e reciclagem”, disse.