Nesta segunda-feira, 4, usuários do transporte público em Palmas enfrentaram uma série de dificuldades para se deslocar pela cidade. Os problemas incluem atrasos nas linhas e veículos superlotados, afetando especialmente trabalhadores e estudantes que dependem do sistema para seus compromissos diários. Alguns populares inclusive iniciaram uma movimentação em frente à estação Xerente, no Jardim Aureny III. 

A situação foi observada principalmente nas estações da região Sul da Capital, onde a movimentação intensa de passageiros gerou reclamações sobre a demora e lotação dos ônibus. Em alguns pontos, os usuários relataram longas esperas e veículos com capacidade além do limite.

Veja o vídeo que circula nas redes sociais sobre a superlotação: 

A demora no transporte público também foi sentida na estação do Jardim Aureny I:

O que gerou revolta nas redes sociais foi o fato da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB), estar fora do país, liderando uma delegação internacional na Espanha, durante o Smart City Expo World Congress. Também é questionada a quantia gasta em diárias para a viagem, mais de R$ 200 mil. A prefeita e sua delegação devem retornar à Palmas apenas no dia 11 de novembro. 

Em resposta ao ocorrido, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) divulgou uma nota esclarecendo a situação. Segundo a ATCP, houve necessidade de organização operacional na garagem, o que causou atraso na saída de alguns veículos escalados para o início da manhã. Esse atraso resultou em um aumento temporário da movimentação nas estações.

A nota da ATCP informa que, no momento, todos os veículos da escala já estão operando nas respectivas rotas e a situação foi normalizada em todas as estações da Capital.

Confira a nota da ATCP na íntegra: 

A Prefeitura de Palmas informa que, por necessidade de organização operacional na garagem da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), alguns dos veículos escalados para a manhã desta segunda-feira, 4, acabaram sofrendo atraso na saída, o que ocasionou uma movimentação acima do normal em algumas das estações na região Sul da Capital. A ATCP informa que, neste momento, todos os veículos da escala estão cumprindo as respectivas rotas e a movimentação está normalizada em todas as estações da Capital. Para relatar qualquer problema, ou sugestão, a população pode acionar a ATCP, por meio do telefone 99247-8426, de segunda a sexta-feira.