A produção A pior dor que há, dirigida por Ana Clara Miranda Lucena e produzida em Palmas, foi a vencedora do concurso na Região Norte do Brasil. O vídeo, que aborda as diversas formas de violência contra a mulher, foi um dos destaques do Concurso de Obras Audiovisuais “Pelo Fim da Violência contra a Mulher”, promovido pela TV Câmara em parceria com a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados.

A diretora do curta-metragem vencedor, Ana Clara Miranda Lucena, compartilhou o processo criativo por trás de sua obra, que foi desenvolvida como parte de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado em setembro. “Esse curta eu fiz para o meu TCC, eu apresentei ele faz pouco tempo, em setembro, e ele fala sobre um relato de violência obstétrica, e esse relato foi baseado em um livro que também foi escrito por uma jornalista que se formou na Universidade Federal do Tocantins”, destacou.

O concurso recebeu 44 inscrições, sendo 31 delas deferidas, e teve como objetivo incentivar a discussão sobre a violência contra a mulher em diversas comunidades e grupos sociais. Os vídeos inscritos, tanto documentais quanto ficcionais, retrataram diferentes tipos de violência, incluindo violência doméstica, política, sexual, patrimonial, moral, obstétrica e psicológica.

Os vencedores foram selecionados por um júri composto por cinco integrantes da TV Câmara e da Secretaria da Mulher, que avaliaram os vídeos de acordo com critérios técnicos, como roteiro, direção, áudio, vídeo, e adequação ao tema e à programação da emissora.

Além da produção vencedora da Região Norte, as demais obras premiadas são:

  • Região Nordeste: Céu, dirigida por Valtyennya Campos Pires (Serra Redonda – PB, 2020)
  • Região Centro-Oeste: A bicicleta, dirigida por Milena Ribeiro (Goiânia – GO, 2019)
  • Região Sudeste: Firmina, dirigida por Izah Neiva (Guarulhos – SP, 2023)
  • Região Sul: Era uma vez uma princesa, dirigida por Lisiane Cohen (Porto Alegre – RS, 2021)

Cada um dos cinco vencedores receberá um prêmio de R$ 10 mil pela concessão do direito de transmissão das suas obras pela TV Câmara e demais plataformas oficiais de comunicação da Câmara dos Deputados. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro, em data a ser definida.