Professor da UFT é finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico
19 julho 2024 às 11h00
COMPARTILHAR
Entre os cinco finalistas da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico, concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) está o psicólogo, doutor em ducação e professor do curso de psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (PPGCOM-UFT), Eder Ahmad Charaf Eddine, com sua obra intitulada “Psicologia, Educação e Homossexualidade: o normal e o patológico em revistas científicas de 1970 e 1980”, publicado no ano passado pela Editora da Universidade Federal do Tocantins (EDUFT).
A lista de finalistas foi divulgada nesta quinta-feira, 18. O professor concorre no eixo Ciência e Cultura da área de Psicologia e Psicanálise. A premiação tem como principal objetivo enaltecer o valor das produções acadêmicas e conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O tradicional Prêmio Jabuti, conhecido como a maior honraria a ser recebida no ramo da literatura no Brasil, inaugura sua vertente acadêmica no ano de 2024, com cinco finalistas em cada uma de suas 29 categorias.
O livro tocantinense finalista está disponível gratuitamente no site da EDUFT, é baseado na tese de doutorado do professor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo (USP). No trabalho dele são analisadas dissertações científicas que classificam a homossexualidade como patologia, e como esse discurso afetou na compreensão social e psicológica no país. Em suas redes sociais, o autor comemora a indicação, e agradece àqueles que estão na torcida por ele, “ter meu nome nessa final é transcendental”, completa.
Os vencedores da primeira edição da premiação serão anunciados durante a cerimônia de entrega que acontecerá no dia 6 de agosto, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Confira a lista de todos os finalistas.