As atividades da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross continuam neste domingo, 8, no Parque Sussuapara, em Palmas, com provas oficiais e treinos livres a partir das 8 horas. O evento, que conta com apoio da Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), tem entrada mediante a entrega de 2 kg de alimento não perecível.

A abertura da programação da etapa ocorreu na sexta-feira, 6, com a 4ª etapa do Campeonato Estadual de Motocross. As provas classificatórias e oficiais do campeonato nacional começaram no sábado, 7.

Na sexta, os pilotos participaram de quatro categorias. Na MX4, voltada para competidores com 40 anos ou mais, o primeiro lugar ficou com Lindomar Alves de Lima. Na categoria Light, geralmente com pilotos de até 34 anos, Tiago da Silva Ferreira conquistou a primeira posição. A prova da MX Especial B, com atletas de níveis variados, teve como vencedor Washington Gomes Ferreira. Já na MX Intermediário, formada geralmente por pilotos de 14 a 23 anos, Leonardo Santos Pinto foi o vencedor.

Classificação categoria MX4
1 – Lindomar Alves de Lima
2 – Cesar Xavier da Silva
3 – William Alves do Nascimento

Classificação categoria Light
1 – Tiago da Silva Ferreira
2 – Antonio Gustavo Bezerra da Silva
3 – Railson Ferreira dos Santos

Classificação categoria MX Especial B
1 – Washington Gomes Ferreira
2 – Francisco Jorge Cardoso da Silva Neto
3 – William Wender Pinheiro de Souza

Classificação categoria Intermediário
1 – Leonardo Santos Pinto
2 – Romario Saraiva Souza
3 – Wesley Goncalves da Rocha

A competição em Palmas
Pela segunda vez, Palmas foi escolhida como única cidade da região Norte a sediar uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, considerado o maior das Américas. Segundo o presidente da Fundesportes, Vincius Tundela, o evento é de “grande expectativa de sucesso”. Para alguns participantes, o momento representa um marco pessoal. Railson Ferreira dos Santos, de Araguaína, que ficou em primeiro lugar no estadual e em terceiro na categoria Light, comentou sobre sua experiência:

“Eu acompanho o campeonato desde criança pela televisão. Jamais pensei que um dia teria aqui na região Norte do país, principalmente aqui em Palmas, nossa capital”, disse.

No público, o senhor Manoel José da Silva, de 53 anos, acompanhou a competição e compartilhou sua impressão:

“É uma emoção muito grande poder presenciar um evento como esse. O município de Palmas e as autoridades estão de parabéns. O povo merece ver de perto um evento tão bem organizado”, contou.

Programação – Domingo, 8

Treinos livres
8h – MX2
8h20 – MX1
8h40 – MXF
9h – MXJR

Treinos cronometrados
9h20 – MX2
9h40 – MX1
10h – MXF
10h20 – MXJR

Manutenção de pista

Provas oficiais
10h50 – MXF – 15 min. + 2 voltas
11h20 – Pódio categoria MXF

Manutenção de pista (50 min.)
12h – MX2 – 30 min. + 2 voltas
13h – MX1 – 30 min. + 2 voltas
14h – MXJR – 20 min. + 2 voltas
14h30 – Pódio categoria MXJR

Manutenção de pista (20 min.)
15h – MX2 – 30 min. + 2 voltas
16h – MX1 – 30 min. + 2 voltas
16h40 – Pódio categorias MX2 e MX1