Os filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) no Tocantins voltam às urnas neste domingo, 27 de julho, para decidir, em segundo turno, quem assumirá a presidência estadual da legenda. Estão na disputa Diego Montelo, apoiado pela atual direção comandada por José Robert, e Nile Willian, nome da oposição, que agrega apoio de figuras como Paulo Mourão, Célio Moura e duas chapas derrotadas no primeiro turno.

Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, ambos os candidatos demonstraram confiança na reta final da disputa. “A militância do PT aceitou muito bem nossa campanha. Vencemos o primeiro turno, formamos um bloco com a Articulação de Esquerda e a Democracia Socialista, e acredito que temos grandes chances de vencer o segundo turno também”, afirmou Nile Willian. Ele também criticou o processo eleitoral interno: “A direção nacional conhece as práticas do Zé Roberto. Nossos recursos foram providos, os votos restituídos. É lamentável que o presidente da comissão eleitoral seja candidato, nunca tenha reunido a comissão, totalizado os votos sozinho e atrasado a entrega das atas”.

Já Diego Montelo, que tem o apoio da atual gestão do partido, disse que a campanha tem sido feita com serenidade. “Fazemos uma campanha interna. Não há razão para nos expor fora do PT. Achamos que vamos ganhar e estamos bem tranquilos”, declarou. Segundo ele, o resultado do pleito deve ser conhecido na segunda-feira (28), na sede do PT, localizada na 108 Sul, em Palmas.

Segundo turno também em Palmas

Na capital, o diretório metropolitano também será definido em segundo turno. Rosimar Mendes e Tony Vinícius disputam a presidência e buscam suceder João Helder Vilela, que está no comando da legenda na capital desde 2019.

Urnas em mais de 80 municípios

Além da eleição estadual, 85 municípios tocantinenses terão votação para os diretórios municipais do PT neste domingo. A votação ocorre das 9h às 17h. Para conferir o local de votação e a situação de habilitação para o voto, os filiados devem acessar ped2025.pt.org.br/consulta.

Confira abaixo a lista completa de municípios onde haverá votação:

Abreulândia, Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Alvorada, Aragominas, Araguacema, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Bandeirantes do Tocantins, Barra do Ouro, Bom Jesus do Tocantins, Buriti do Tocantins, Campos Lindos, Caseara, Centenário, Chapada da Natividade, Colinas do Tocantins, Conceição do Tocantins, Couto Magalhães, Darcinópolis, Dianópolis, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos do Tocantins, Dueré, Esperantina, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Goianorte, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itaguatins, Jaú do Tocantins, Juarina, Lavandeira, Luzinópolis, Mateiros, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Muricilândia, Natividade, Nova Olinda, Palmas, Palmeirante, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Praia Norte, Presidente Kennedy, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Rio Sono, Sampaio, Santa Fé do Araguaia, Santa Rosa do Tocantins, Santa Tereza do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Miguel do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Silvanópolis, Sítio Novo do Tocantins, Tabocão, Talismã, Wanderlândia e Xambioá.

O resultado do segundo turno definirá não só o novo comando do PT tocantinense, mas também o tom da legenda para as articulações de 2026, em um contexto de reposicionamento da esquerda no estado.