Reconduzido pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o procurador do Estado do Tocantins, Rodrigo de Meneses dos Santos foi empossado como juiz membro da Corte na classe dos juristas no Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO). Assumindo pela segunda vez a função, o jurista atuará no biênio de 2024 a 2026, e tomou posse nesta quarta-feira, 3.

“Assumo novamente a responsabilidade com a Corte Eleitoral deste Estado, que aprendi a amar, me enche ainda mais de gratidão e vontade para me dedicar com integridade, respeito e transparência a essa nova missão”, declarou o magistrado empossado.

Na condução do presidente da entidade, desembargador João Rigo Guimarães, a cerimônia contou com a presença de magistrados e autoridades. Para o desembargador, a atuação do juiz irá contribuir positivamente com a Justiça Eleitoral. “Doutor Rodrigo de Meneses tem um currículo magnífico e é um profissional brilhante, com certeza irá contribuir ainda mais com a Justiça Eleitoral do Tocantins”, destacou o desembargador. 

A decisão assinada pelo presidente do Brasil foi oficializada com a publicação no Diário Oficial da União (DOU), na edição do dia 3 de junho.  

Composição da mesa de honra

Compuseram a mesa de honra os juízes da Corte Eleitoral, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o ouvidor regional eleitoral, juiz José Maria Lima, e o juiz Alexsander Ogawa da Silva Ribeiro, a juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço. Representando a Procuradoria Regional Eleitoral, o juiz Rodrigo Mark Freitas, e contou ainda com a contribuição do diretor-geral do tribunal eleitoral, Jonas Demóstene Ramos.

Também compôs a mesa, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, o promotor de justiça, Abel Andrade Leal Júnior, representou o procurador-geral de Justiça do Estado do Tocantins, Luciano Cesar Casaroti, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga Júnior. 

Histórico 

Rodrigo de Meneses é natural de Teresina. Formou-se em Direito na Universidade Estadual do Piauí em 2005. É especialista em Direito e Processo Tributário e Mestre em Prestação Jurisprudencial e Direitos Humanos pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). Desde 2007 faz parte da Procuradoria Geral do Estado do Tocantins. Em janeiro de 2022 foi empossado como juiz membro titular da Corte, representando a classe dos juristas. Em julho de 2024 foi reconduzido para o biênio de 2024/2026.