Residencial que beneficiará 114 famílias é lançado em Palmas com investimento de R$25 mi do governo federal

10 fevereiro 2025 às 10h30

COMPARTILHAR
Foi lançado neste sábado, 8, em Palmas, o Residencial Ilha do Bananal, um empreendimento habitacional que contou com a presença do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), da senadora Professora Dorinha Seabra (UB) e da deputada estadual Vanda Monteiro (UB). O projeto, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Entidades (PMCMV-E), é voltado para atender 144 famílias em situação de vulnerabilidade social.
Localizado no setor ALCNO 33, próximo à Praia das Arnos, o empreendimento será viabilizado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), somando um investimento de R$25 milhões. O residencial contará com nove blocos, cada um com 16 apartamentos de 45 m², distribuídos em sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço, garantindo moradia digna e segurança às famílias beneficiadas.
A iniciativa é resultado de esforços conjuntos entre o governo federal, estadual e entidades sociais, com destaque para a doação do terreno pelo Governo do Tocantins e a regularização da área por meio da Tocantins Parcerias.
Durante o evento, a senadora Dorinha destacou a importância do projeto para a população tocantinense: “Esse projeto representa muito mais do que a entrega de imóveis; é a realização de um sonho para centenas de famílias. O trabalho conjunto entre o governo federal, estadual e entidades sociais permite que cada vez mais tocantinenses tenham acesso à moradia. Além disso, a expectativa é assinar nos próximos dias o contrato de mais dois empreendimentos, somando quase 300 unidades habitacionais que irão beneficiar mais cidadãos.”
A Ecoterra, organização não governamental e sem fins lucrativos, foi a responsável por viabilizar o projeto junto ao Ministério das Cidades. A entidade atua em defesa dos direitos de povos indígenas e do meio ambiente, além de lutar pela garantia de moradia digna. A área para construção foi doada pelo Governo do Tocantins e regularizada pela Tocantins Parcerias.
A superintendente da Caixa Econômica Federal do Tocantins, Delma Dia dos Santos, explicou que o projeto foi realizado em parceria com entidades sociais credenciadas: “A Caixa Econômica busca facilitar o acesso à casa própria. Nosso objetivo é continuar promovendo moradia digna para quem mais precisa, com condições acessíveis.”
Além de movimentar o setor habitacional, o projeto também promete gerar impacto na economia local, com a criação de aproximadamente 250 empregos diretos durante sua execução. O empreendimento é um marco no esforço conjunto entre governo e sociedade civil na luta pela moradia digna em Palmas.