Romaria do Senhor do Bonfim: fé e tradição marcam as festividades em Natividade e Tabocão
12 agosto 2024 às 10h38
COMPARTILHAR
Segue até o dia 17 de agosto na cidade de Natividade, distante 273 km de Palmas, a tradicional Romaria do Senhor do Bonfim. O evento une fé e tradição e reúne diversas pessoas do estado e de outras partes do país. Durante a romaria, os devotos percorrem 23 km a pé, saindo de Natividade até o povoado do Bonfim. Outros, saem de outras cidades do estado, como, e alguns mais corajosos, vem de outros estados. A penitência, em geral, é uma forma de “pagamento” por uma graça atendida. O público em 2023 foi de 90 a 100 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Além dos atos devocionais a romaria também terá atrações artísticas como cavalgada, rodeio, cantores e bandas sertanejas.
O reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, padre Leomar Sousa da Silva, disse que as festividades deste ano serão maiores que as de 2023, por conta das procuras antecipadas pelos espaços. “Este ano, além da procura pelos espaços começarem mais cedo, fomos surpreendidos com um volume maior de solicitações”.
A tradição da Romaria do Senhor do Bonfim remonta 1750, quando um vaqueiro disse ter encontrado uma imagem de Cristo Crucificado em um tronco na zona rural de Natividade. Segundo a tradição, o vaqueiro teria levado a imagem para sua casa, mas no dia seguinte ela reapareceu no mesmo lugar, o que teria sido considerado um milagre para a comunidade. A partir dessa tradição, construiu-se um santuário que deu origem ao povoado do Bonfim, na zona rural de Natividade.
Histórias de fé e superação
Quem fez questão de fazer o percurso esse ano foi Emille Maia Barros Amorim. Ela, que é administradora de empresas, conta que, apesar de ser de família tradicional católica, não era de frequentar muito a igreja. Começou a fazer a caminhada do Senhor do Bonfim para acompanhar a sua avó, que fazia o percurso todo ano. “Minha família é de Porto Nacional e bem católica. Eu cresci nesse ambiente religioso e quase todos sendo devotos do Senhor do Bonfim, mas eu me apeguei muito a isso que minha avó ensinou, porque eu não sou praticante da religião Católica, mas por essa experiência com ela, eu fiquei muito voltada ao Senhor do Bonfim.
Emille conta também que conseguiu uma graça através de sua devoção ao santo. “Eu fiz uma inseminação, fiquei grávida e nesse período de um mês e meio, eu tive um descolamento de placenta. Sangrei muito, muito mesmo. Pensei até que havia sofrido um aborto. Da minha casa ao hospital, fiquei só pedindo para o Senhor do Bonfim. ‘Senhor do Bonfim, pelo amor de Deus, segura meu filho. Eu faço cinco anos caminhando para o Senhor, de Natividade ao povoado Bonfim”.
Quando chegou ao hospital, a criança de Emille permanecia em seu ventre e saudável. Ela conta que seu filho ainda nasceu prematuramente, no dia do Senhor do Bonfim. “O parto, que era uma cesárea, estava agendado para dia 10 de setembro, mas a criança nasceu no dia 15 de agosto, no dia do Senhor do Bonfim. Como é que eu não vou pagar essa promessa?”.
E desde então, ela continua fazendo o percurso, desta vez para conseguir a graça de seu filho, diagnosticado com autismo, consiga falar. “Após dois anos que meu filho nasceu, a gente teve um laudo do Kaio que confirmava que ele tinha autismo. Sai o laudo quando ele tinha dois anos de idade. Ele está com cinco anos agora e eu prometi ao Senhor do Bonfim que caminharia para o resto da vida, até quando eu conseguir caminhar. Enquanto eu tiver condições de fazer esse percurso eu farei, se o meu filho começar a falar”, finalizou a mãe.
Junto à Romaria do Senhor do Bonfim, também é realizada uma exposição na cidade de Tabocão. A programação da ExpoTabocão 2024 inclui uma variedade de atrações ao longo de seis dias. Nesta segunda-feira, 12, haverá as atrações de Agnaldo Silva às 21h, Thulio Milionário às 23h50 e Leandro Pisadinha à 1h.
Na terça-feira, 13 de agosto, a noite contará com o Forrozão Suado às 21h, Claudinho do Baile às 23h, e Os Meninos do Forró à 1h. Na quarta-feira, 14 de agosto, Bruno Rangel se apresenta às 21h, seguido por Babado Novo às 23h e Lucas e Murilo à 1h.
O evento se encerra na quinta-feira, 15 de agosto, com uma missa celebrada às 21h, seguida por Thiago Jhonathan às 23h e Magno Fernandes à 1h.