Sancetur reitera posicionamento da prefeitura e afirma que transporte coletivo de Palmas opera normalmente
27 outubro 2025 às 16h15

COMPARTILHAR
Após repercussão nas redes sociais sobre a saída de ônibus de Palmas para manutenção em São Paulo, a empresa responsável pelo transporte coletivo da Capital, Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda., divulgou nota nesta segunda-feira, 27, para esclarecer que o serviço segue operando normalmente, sem prejuízos à população.
De acordo com a Sancetur, os veículos levados para São Paulo fazem parte da reserva técnica e foram enviados apenas para revisão mecânica e vistoria em itens de segurança, dentro da garantia de fábrica.
“O serviço público de transporte coletivo em Palmas segue e seguirá operando dentro da normalidade, com regularidade, continuidade, eficiência e segurança”, afirmou a empresa.
A nota também reforça que a Sancetur mantém o número necessário e adequado de ônibus em circulação, cumprindo os horários e linhas previstos, e que a frota utilizada diariamente é composta por veículos novos, equipados com ar-condicionado, acessibilidade e Wi-Fi, oferecendo conforto e segurança aos usuários.
Contexto
A informação sobre a saída dos ônibus veio à tona após vídeos mostrarem veículos da frota sendo transportados para fora da cidade. Inicialmente, circularam rumores de que 25 ônibus teriam sido retirados da operação, mas a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) confirmou ao Jornal Opção Tocantins que apenas 14 veículos foram levados à sede da empresa, em São Paulo, para revisão.
A ATCP também destacou que o transporte público não sofreu alterações na operação, uma vez que os veículos retirados não eram utilizados na rotina diária.
A Sancetur assumiu o serviço de transporte coletivo de Palmas em abril deste ano, em caráter emergencial, após a rescisão de contrato com a antiga prestadora. O contrato emergencial, no valor de R$ 196,2 milhões e validade de um ano, prevê 154 ônibus e 10 vans, todos zero quilômetro, com monitoramento eletrônico e acessibilidade.
