Senadora Dorinha declara pela primeira vez que é pré-candidata ao governo do Tocantins em 2026; vídeo

22 abril 2025 às 17h01

COMPARTILHAR
Em um vídeo publicado nas redes sociais, a senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil) revelou sua pré-candidatura ao governo do Tocantins em 2026. A declaração, feita há três dias, marca o início de um movimento político que pode colocar a primeira mulher no comando do executivo tocantinense.
Em sua fala, Dorinha destacou seu compromisso com o Tocantins, mencionando sua trajetória de 14 anos de mandato, durante os quais, segundo ela, levou recursos significativos para áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura. A senadora afirmou que sua política sempre foi voltada para a redução das desigualdades sociais, com foco no atendimento às necessidades da população:
“A política só deve servir se ela puder mudar a vida das pessoas. Tem que ser bom para todo mundo. A política tem que ser um instrumento de redução de desigualdade.”
Dorinha também destacou a importância das parcerias com os municípios e o governo estadual, lembrando de sua atuação em diversas frentes, como saúde e educação, e mencionou seu compromisso com o municipalismo, dizendo: “Eu quero atender todo o Tocantins, fico muito orgulhosa de receber o apoio de diferentes municípios.”
O apoio a Dorinha veio de prefeitos de todo o estado, especialmente do grupo G5+, formado pelos prefeitos das cinco maiores cidades do Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. Esse apoio foi formalizado em um encontro realizado em Palmas no último dia 14. Dorinha reagiu com gratidão, destacando que o apoio recebido não se trata apenas de uma candidatura pessoal, mas de um esforço coletivo para o desenvolvimento do estado.
“Fui surpreendida com uma declaração de apoio do G5, das maiores cidades. Eles foram tão legais que colocaram G5 mais, que todos, nós queremos todos nesse trabalho, que não é pela Dorinha governadora, a Dorinha Senadora, seja quais forem os nomes. O que é mais importante, nós queremos que essa nossa responsabilidade como política sirva para melhorar o Tocantins, o desenvolvimento do nosso estado.”
A senadora também fez questão de afirmar que não busca a candidatura por si mesma, mas sim como uma oportunidade de representar o Tocantins e continuar trabalhando pelo estado com base em sua experiência em Brasília e nas demandas locais: “Eu quero representar o meu estado, ter oportunidade de trazer recursos para as diferentes áreas a partir da minha vivência no Tocantins e em Brasília.”
O movimento fortalece a pré-candidatura de Dorinha e coloca seu nome como uma das figuras centrais no cenário político de 2026.