Antoniel Pereira do Nascimento, servidor concursado e efetivo da Prefeitura de Palmas, retornou recentemente ao quadro municipal após ter sido cedido à Secretaria Executiva da Governadoria do Tocantins. A movimentação foi oficializada pela Portaria nº 1021/GAB/SEPLAN, de 27 de novembro de 2025, publicada no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira, 1º, que lotou o servidor na Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes, na função de motorista.

O nome de Antoniel ganhou repercussão após ser citado no relatório da Polícia Federal que embasou a Operação Nêmesis, deflagrada em novembro, que investiga suposta obstrução das apurações sobre desvios de verbas da pandemia no Tocantins. De acordo com a PF, o servidor teria sido usado como testa de ferro para movimentar bens e veículos ligados ao governador afastado Wanderlei Barbosa e familiares. Ele também foi registrado em ações estratégicas na residência da sogra do governador durante o afastamento de Wanderlei Barbosa.

O relatório ainda aponta incompatibilidade entre renda e patrimônio, incluindo veículos importados em seu nome e vínculo a uma agência de turismo informal, o que, conforme a PF, aponta suspeita de lavagem de dinheiro.

Antoniel foi exonerado da função cedida à Governadoria em 12 de novembro, junto com Álan Rickson Andrade de Araújo, também citado no relatório da PF e alvo de mandados de busca e apreensão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na pasta, Antoniel recebia R$ 6.307,36.

Último recebimento de Antoniel | Foto: Portal da Transparência

Leia mais:

Governo do Tocantins exonera dois servidores citados pela PF na Operação Nêmesis, um deles com salário de R$ 34 mil

Apesar de ter sido devolvido e lotado em nova secretaria, Antoniel ainda não consta na folha de pagamento da Prefeitura de Palmas. O Jornal Opção Tocantins questionou a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) sobre sua situação funcional e eventuais medidas administrativas em andamento. Confira o que diz a prefeitura ao final do texto.

A portaria que determinou a lotação justifica a movimentação como conveniência administrativa, ressaltando que alterações de local de trabalho podem ser feitas unilateralmente pelo município, desde que não impliquem mudança de domicílio do servidor.

O que diz a Prefeitura de Palmas

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, informa que o servidor público municipal efetivo Antoniel Pereira Nascimento, que se encontrava cedido ao Governo do Estado, foi devolvido ao Município por meio do Ofício nº 1680/CCI, datado de 1º de novembro de 2025. Em razão disso, sua cessão foi revogada a partir da mesma data, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOMP) nº 3.842, de 24 de novembro de 2025.

Posteriormente, sua lotação foi formalizada por meio da Portaria nº 1021/GAB/SEPLAN, publicada no DOMP de 1º de dezembro de 2025, designando o servidor para exercer suas atividades na Secretaria Municipal de Turismo, Juventude e Esportes. Ressalta-se que o ofício de devolução não apresenta qualquer apontamento relativo a faltas funcionais ou irregularidades atribuídas ao servidor.