TCE lista nomes de 200 ex-prefeitos tocantinenses que tiveram contas rejeitadas

19 junho 2024 às 13h30

COMPARTILHAR
Uma relação compilada pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) inclui cerca de 200 ex-prefeitos e gestores públicos cujas contas foram rejeitadas pela Corte. As listas foram encaminhadas à Justiça Eleitoral para análise, o que pode ter impacto na elegibilidade daqueles que planejam concorrer nas eleições de 2024. O TCE-TO mantém registros atualizados com os nomes dos gestores que receberam parecer prévio pela rejeição de suas contas consolidadas.
A relação dos gestores que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível será enviada até 15 de agosto à Justiça Eleitoral, que decidirá sobre a inelegibilidade durante a análise dos registros de candidatura. Uma das listas conta com 166 nomes e 331 registros, considerando que vários gestores tiveram múltiplas contas rejeitadas. Entre os mencionados estão ex-prefeitos como Adriano Rabelo de Colinas do Tocantins, Altamirando Zequinha Gonçalves de Taguatinga, Antônio Luiz de Goiatins, Charles Dias da Silva de Palmeirante, entre outros.
A ‘lista suja’ também destaca Aleno Dias Guimarães, ex-prefeito de Babaçulândia, com quatro anos de gestão reprovados pelo TCE, e Ivanilzo Gonçalves de Alencar, conhecido como Mizô, ex-prefeito de Filadélfia, com contas rejeitadas nos anos de 2019, 2020 e 2021.
Além dos ex-gestores, diversos atuais prefeitos figuram na lista, como Maria Ivoneide Barreto de Itaguatins, Isabella Simas de Araguacema, Ho Che Min de Praia Norte, Ildislene Santana de Caseara, entre outros (com informações do AF Notícias).
Confira a seguir as listas de gestores com contas julgadas irregulares: