O Ministério das Mulheres oficializou nesta quarta-feira, 2, a nomeação da assistente social Eutália Barbosa Rodrigues Neves para o cargo de secretária-executiva da pasta. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. Servidora efetiva da Prefeitura de Palmas, Eutália é natural de Porto Nacional e tem trajetória voltada à área de políticas sociais, com passagens por diferentes esferas da administração pública.

Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), ela assumiu em 2005 a Secretaria Municipal de Assistência Social de Palmas. Na mesma época, integrou a gestão “Defendendo Direitos, Radicalizando a Democracia” do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), com atuação até 2008.

Teve dois mandatos no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), nos períodos de 2006 a 2007 e de 2010 a 2012, e fez parte também do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), entre 2011 e 2012. Em 2008, foi nomeada secretária estadual de Assistência Social do Pará, permanecendo no cargo até 2010. No ano seguinte, assumiu a diretoria nacional de Proteção Social Básica da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Entre 2014 e 2016, atuou na Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas como preceptora na Residência em Saúde. É especialista em Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS) e concluiu o mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) enquanto exercia a função de assistente social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, onde também atuou na preceptoria da Residência Multiprofissional em Saúde.

Em 2023, retornou ao governo federal para ocupar a diretoria do Departamento de Condicionalidades da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), do MDS. Antes da nomeação ao novo cargo, ainda integrava o CNAS, posição que continua exercendo.

Secretaria Executiva
A Secretaria Executiva do Ministério das Mulheres é responsável por apoiar o Gabinete da Ministra na definição de diretrizes e na coordenação das atividades da pasta. A estrutura também responde pela formulação, articulação e implementação do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, além de acompanhar e avaliar o andamento das ações previstas.