Resultados do marcador: mulheres

Encontramos 16 resultados
bd585f7b-f2af-4ead-9132-0736b808390c
Designada
Tocantinense Eutália Barbosa é nomeada secretária-executiva do Ministério das Mulheres

Natural de Porto Nacional, assistente social tem histórico de atuação em órgãos municipais, estaduais e federais; nomeação foi publicada no Diário Oficial da União

Justiça
TJTO concede 15 medidas protetivas por dia a mulheres em situação de violência, aponta CNJ

Dados são do primeiro trimestre de 2025 e justiça tocantinense aparece entre as mais rápidas do País em relação as repostas, com média de um dia

Monitoramento
Saiba como funciona a tornozeleira eletrônica imposta a agressores para proteger mulheres vítimas de violência

Atualização da Lei Maria da Penha permite monitoramento de agressores por dispositivos eletrônicos e inclui aplicativo com botão do pânico para ampliar a segurança das vítimas

Recomendação
Concurso da PMTO: Defensoria requer adequação nos critérios de testes físicos para mulheres e lactantes

Nos editais atuais, conforme apontou a DPE-TO, os critérios são os mesmos para ambos os sexos, sem levar em consideração as diferenças físicas entre homens e mulheres

Trânsito
Mulheres dirigem melhor? Dados do Detran Tocantins mostram que sim

Estatísticas comprovam que elas se envolvem menos em acidentes e são mais cuidadosas no trânsito

Faltou Dizer
A escandalosa invisibilidade feminina na sociedade deveria ser estudo obrigatório nos colégios

Mulheres têm 73% mais chance de serem gravemente feridas em caso de batida. E estão 17% mais propensas a acidentes fatais. Isso porque até 2011 sequer existiam bonecos femininos para testes.

Faltou Dizer
O poder da coragem de Gisèle Pelicot e sua luta contra a violência sexual

Gisèle Pelicot, de 72 anos, se torna ícone de resistência ao denunciar décadas de abusos

Faltou Dizer
Violência contra mulheres e meninas: Menos rosas, mais aliados

No mês de outubro, o Brasil possui algumas datas para tentar suavizar o pesado fardo de ser mulher em uma sociedade estruturalmente machista. O mais famoso é o outubro rosa, contra o câncer de mama, que tem chances melhores de tratamento se diagnosticado no início.

Datas médicas voltadas para o público feminino são especialmente importantes. Afinal, algumas décadas atrás, médicos e farmacologistas não levavam em consideração diferenças biológicas entre homens e mulheres sequer para testar novos remédios.

No mesmo mês, na última quinta-feira, 10, foi o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Mesma data em que ganhou repercussão o caso da influenciadora Cíntia Chagas. Ela denunciou o ex-marido, deputado estadual por SP, Lucas Bove (PL), por uma série de abusos físicos e psicológicos ao longo de dois anos.

Em seguida, na sexta-feira, temos o Dia Internacional das Meninas, em celebração às jovens mulheres, o futuro da nossa nação, um dia antes do Dia das Crianças, 12. Infelizmente, o Atlas da Violência de 2024 mostra que quase metade dos registros de agressão contra meninas de 10 a 14 anos de idade são abusos sexuais, o que torna mais complexo comemorar a data.

Mulheres Rurais

Ainda em outubro, podemos citar que no dia 15, ainda será celebrado o Dia Internacional das Mulheres Rurais. Mulheres que ocupam os trabalhos que a maioria das outras não gostaria de exercer, responsáveis pelas suas famílias e, muitas vezes, pela alimentação de várias outras.

Ainda assim, no Brasil, são elas que muitas vezes sofrem com os trabalhos mais árduos, as maiores jornadas de trabalho e até a falta de acessos básicos, como saúde, educação, lazer e segurança.

As mulheres conquistaram direito ao voto, à educação, ao trabalho remunerado, ocupação de cargos políticos, leis em defesa da mulher. Agora, o que falta é principalmente diálogo e educação com a população e com as novas gerações.

Agora, lutemos por menos rosas e mais aliados.

Proteção e Punição
Lei do Feminicídio altera Código Penal e aumenta pena para até 40 anos

Defensora ressalta que políticas públicas e conscientização são essenciais para combater a violência de gênero

Política
PT e PL têm desempenho modesto nas prefeituras do Tocantins, mas protagonizam disputas em capitais no Brasil

Partidos de Bolsonaro e Lula elegeram poucos prefeitos no Estado; Palmas ainda terá definição no segundo turno