O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) reconheceu, nesta segunda-feira, 25, que o estado do Tocantins está livre de febre aftosa sem vacinação. Além do Tocantins, mais 15 estados brasileiros e o Distrito Federal receberam o título que atesta que eles não precisam mais da vacinação contra a doença. 

A febre aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais de casco fendido, como bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Caracteriza-se por causar febre, vesículas na boca, nas tetas e nos pés, resultando em dificuldades de locomoção e perda de apetite nos animais infectados. 

O estado do Tocantins possui atualmente mais de 11,5 milhões de bovinos e bubalinos em cerca de 100 mil propriedades rurais. O estado iniciou o processo para retirar a vacinação contra a febre aftosa em 2023. Desde então, foram realizadas auditorias, vigilâncias ativas nas propriedades rurais e incentivos à declaração de informações pecuárias.

Está em andamento um estudo realizado pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para comprovar a ausência de circulação viral. O próximo passo é conquistar o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de febre aftosa sem vacinação.