O Governo do Tocantins determinou o envio de oito homens do Corpo de Bombeiro para prestar assistência após desastre climático no Rio Grande do Sul. Membros da corporação partiram neste domingo, 05, juntamente com equipamentos e cães para as buscas. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul enfrentou uma quantidade de chuva três vezes maior que a média sazonal, resultando, até o momento, em mais de 70 mortes e mais de 100 pessoas desaparecidas. O governador Wanderlei Barbosa autorizou a mobilização dos oito homens do efetivo do Corpo de Bombeiros do Tocantins.

“Nossa corporação se desloca neste domingo para ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Entendemos que o estado gaúcho vive uma situação delicada, no qual as fortes chuvas estão tirando vidas e isso muito nos preocupa. Nós temos a confiança em nosso Corpo de Bombeiros, e temos a certeza que um bom trabalho será feito, pois conhecemos o potencial do nosso efetivo e sabemos que temos equipes qualificadas”, afirma o governador.

O Governo do Tocantins disponibilizou uma aeronave para transportar a equipe, que atuará no sul do país utilizando embarcações e também realizando operações terrestres. A Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), através da Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), fornecerá dois Binômios de busca (Bombeiro Militar + Cão), além de dois mergulhadores para auxiliar nas operações. Adicionalmente, um tenente do Corpo de Bombeiros do Tocantins será cedido como oficial de ligação para coordenar e manter a comunicação da missão no Rio Grande do Sul.

O comandante da Companhia Independente de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Donaldo Lourinho de Oliveira, expressou otimismo e boas expectativas em relação à missão de ajuda ao estado necessitado. “Estamos partindo neste domingo com grandes expectativas, pois enfrentamos um desastre de grande proporção. Mantemos diálogo constante com todas as corporações do Brasil, oferecendo nossa ajuda aos nossos irmãos gaúchos. Contamos com uma equipe qualificada e preparada; nosso objetivo é contribuir e levar socorro ao maior número possível de pessoas. Queremos garantir o salvamento e o conforto às famílias daquele estado”, ressaltou o tenente-coronel Donaldo Oliveira.

SBRESC

Conforme o Corpo de Bombeiros, a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), parte integrante da Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs) desempenha um papel crucial em operações de resgate durante emergências. Com uma equipe capacitada e cães treinados para missões de busca e salvamento, a SBRESC intervém em uma variedade de cenários, desde desastres naturais até buscas por pessoas desaparecidas.