As ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), durante a Operação Lei Seca realizada entre 28 de novembro e 1º de dezembro, levaram o estado a ocupar a quarta posição no ranking nacional elaborado pelo Fórum Permanente Operações Lei Seca do Brasil.

No período, o Detran/TO promoveu atividades de fiscalização em 23 municípios, com a atuação de 34 agentes distribuídos em 11 viaturas, além da aplicação de 426 testes do bafômetro para verificar a presença de álcool entre motoristas.

O presidente do Detran/TO, Saboinha Júnior, destacou o compromisso da gestão em garantir a segurança viária do estado e o bem-estar da população. “Nós estamos trabalhando arduamente para prevenir sinistros e mortes de trânsito causados pela influência de álcool e direção. Agora, caminhamos para o final do ano e iremos mobilizar o máximo do efetivo dos agentes de trânsito para coibir infrações e crimes de trânsito, em especial a alcoolemia e a embriaguez ao volante”, frisou.

O gerente de Fiscalização e Segurança do Detran/TO, Enildo Leite, também ressaltou o empenho das equipes estaduais. “Esses números são frutos de um trabalho coordenado que contou com a participação de profissionais qualificados. Por meio de ações estratégicas, foi possível atuar em diversos municípios e assim coibir a ocorrência de alcoolemia e embriaguez que têm causado tragédias irreversíveis em todo o país”, reforçou.

Balanço da operação

Durante a operação, o Detran/TO contou com o apoio de 38 integrantes das forças de segurança, incluindo a Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED) e a Guarda Municipal de Araguaína.

As equipes abordaram 918 veículos e alcançaram cerca de 4 mil pessoas. No total, 33 veículos foram removidos, sendo, 25 motocicletas e oito automóveis, em ações realizadas em Palmas, Novo Alegre, Aurora, Lavandeira, Taguatinga, Formoso do Araguaia, Araguaçu, Alvorada, Sandolândia, Peixe, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Miranorte, Lajeado, Gurupi, Colmeia, Couto Magalhães, Araguaína, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Santa Maria do Tocantins, Tabocão e no distrito de Luzimangues.

Dos 426 testes do bafômetro, 19 apontaram resultado positivo e 407 foram negativos, além de 14 recusas. Foram registradas 10 autuações por infração de alcoolemia e nove por concentração de álcool igual ou superior a 0,34 mg/L, caracterizando crime de embriaguez ao volante previsto no art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Entre as recusas, dois condutores apresentaram sinais visíveis de embriaguez. Em casos de alteração da capacidade psicomotora, bem como a dificuldade para permanecer em pé, fala arrastada, odor etílico, olhos avermelhados, comportamento agressivo ou lapsos de memória, os motoristas são encaminhados à delegacia.

As equipes também registraram dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por desacato aos agentes de trânsito.

O Detran/TO e as demais forças de segurança estaduais participam frequentemente das operações da Lei Seca Nacional. O órgão mantém ainda ações de patrulhamento diário, operações específicas e campanhas direcionadas à prevenção de condução sob efeito de álcool e drogas.

Ranking

Divulgado na segunda-feira, 1° de dezembro, o ranking da Operação Lei Seca Nacional é elaborado pelo Fórum Operações Lei Seca do Brasil, iniciativa associativa formada por representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de todo o país e vinculada à Associação Nacional dos Detrans (AND). À frente do Tocantins ficaram os estados de Mato Grosso (1º), Rondônia (2º) e Bahia (3º).

Operação Lei Seca Nacional

A Operação Lei Seca Nacional é conduzida periodicamente pelos Detrans dos 26 estados e do Distrito Federal. Na edição mais recente, em cooperação com forças estaduais e municipais, foram realizados 17.890 testes do bafômetro e autuados 1.316 condutores por dirigir sob influência de álcool. Ao todo, foram registradas 325 infrações por alcoolemia, 214 crimes de embriaguez ao volante e 777 recusas ao teste.