Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indicam que o Tocantins encerrou o mês de maio de 2025 com saldo positivo de 967 empregos com carteira assinada. No acumulado de janeiro a maio, o número de vagas formais criadas chega a 8.679, com maior participação dos setores de serviços, construção, indústria e comércio.

Palmas liderou o saldo positivo de maio, com 673 novos postos formais, seguida pelos municípios de Luzinópolis, Palmeirante, Gurupi e Araguaína. Segundo o Governo do Estado, o resultado é influenciado por um ambiente de negócios considerado favorável e por investimentos públicos no setor produtivo. “O Tocantins está vivendo um novo ciclo de crescimento. Esses números mostram que nossas políticas públicas estão no caminho certo, estamos atraindo investimentos, estimulando os empreendimentos locais e garantindo mais oportunidades para a nossa população”, afirmou o governador Wanderlei Barbosa.

Ainda conforme os dados de maio, a maior parte das vagas foi preenchida por jovens entre 18 e 24 anos e por pessoas com ensino médio completo. O governo atribui esses resultados às ações de qualificação profissional e inclusão produtiva. “Estamos fortalecendo as cadeias produtivas, desburocratizando processos e promovendo um ambiente atrativo para investidores, por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços, o PICS. Os dados do Caged confirmam que o Tocantins é um terreno fértil para o desenvolvimento e a geração de empregos”, declarou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

Atualmente, o estado contabiliza 267.328 vínculos formais ativos, número que, segundo o governo, mantém a tendência de crescimento e está alinhado às metas voltadas ao desenvolvimento econômico e à ampliação do mercado de trabalho.