O Tocantins registrou, entre 1º de janeiro e a primeira semana de dezembro de 2025, a abertura de 31.195 empresas. O número ultrapassa as 27.118 formalizações ocorridas ao longo de todo o ano de 2024, conforme informações divulgadas pelo Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucetins).

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), afirma que o desempenho está ligado ao processo de modernização do serviço público e às ações voltadas ao ambiente econômico. “O crescimento acima da marca de 30 mil novas empresas em 2025 mostra a força do nosso empreendedor e o compromisso do Governo do Estado em criar um ambiente cada vez mais favorável aos negócios. Estamos investindo em tecnologia, integração e simplificação para que abrir e manter uma empresa no Tocantins seja um processo rápido, seguro e estimulador de oportunidades”, afirma.

Para o vice-presidente da Jucetins, Wesley Lemos, o resultado está relacionado à confiança dos empreendedores e ao funcionamento do sistema de registro mercantil. “Superar a marca de 30 mil empresas abertas é um indicativo claro de que o Tocantins vive um momento de expansão e novas oportunidades. A Jucetins tem trabalhado com foco em agilidade, transparência e tecnologia, para que o empreendedor encontre no nosso estado um ambiente simples, seguro e favorável para crescer”, enfatiza.

A projeção para os próximos anos é ampliar a competitividade estadual, com avanço em integração, automação e melhorias contínuas no Simplifica. “O resultado reforça o avanço das políticas de digitalização e simplificação do registro empresarial, que permitiram que o Tocantins mantivesse estabilidade, velocidade e segurança na abertura de novos negócios, fatores que impactam diretamente a geração de emprego e renda”, enfatiza o vice-presidente da Jucetins, Wesley Lemos.

Empreendedorismo

Entre os setores que mais se destacaram em 2025 está a atividade de Obras de Alvenaria. O arquiteto Guilherme Albertoni formalizou sua empresa e passou a atuar no segmento no Tocantins. “Existem muitas vantagens em ficar regular como empresa. Primeiro, temos respaldo jurídico para tudo, temos conformidade com os ganhos, o que nos torna adimplentes com a receita. Logo, temos mais acesso a crédito, o que pode impulsionar o crescimento da empresa se trabalhado com responsabilidade”, ressalta Guilherme.

O empresário também projeta expansão para 2026. “Mudamos nosso modo de operação para nos tornar mais eficientes. Com isso, esperamos ficar mais competitivos e assim conseguir novos contratos”, complementa.

Municípios que mais abriram empresas em 2025

Entre os dez municípios com mais registros, Palmas manteve a liderança e superou 12.365 novos negócios. Em seguida aparecem Araguaína, com 4.332 aberturas; e Gurupi, com 2.141. Porto Nacional contabilizou 1.537 registros e Paraíso do Tocantins, 1.284.

Nos municípios de médio porte, Colinas do Tocantins abriu 594 novas empresas; Guaraí, 422; Araguatins, 334; Formoso do Araguaia, 297; e Lagoa da Confusão, 287. Os dados mostram a distribuição da atividade empresarial também fora dos principais centros.

Segundo a Jucetins, cinco segmentos lideraram o número de novas formalizações: promoção de vendas; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; obras de alvenaria; cabeleireiros, manicure e pedicure; e serviços administrativos de apoio.