Tocantins tem 88 casos notificados de hanseníase em 2025, aponta levantamento

25 fevereiro 2025 às 11h37

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) anunciou a criação do ‘Painel de Monitoramento de Dados Sobre a Situação Epidemiológica de Hanseníase no Tocantins’. A ferramenta, desenvolvida pela Área Técnica especializada, tem o objetivo de disseminar informações relevantes sobre a doença e pode ser acessada online.
Segundo Márcia Faria Silva, coordenadora estadual do Programa de Hanseníase da SES-TO, a equipe técnica já vinha trabalhando na construção do painel, que começou a operar neste mês de fevereiro. “Queremos divulgar essa ferramenta para todos os municípios, para que tenham ciência e possam utilizá-la para consulta. Além disso, pretendemos organizar uma webconferência para capacitar os municípios no melhor uso do painel”, afirmou.
De acordo com os dados disponíveis no painel, em 2024 foram confirmados 836 novos casos da doença no Estado. Somente neste ano, já foram registradas 88 notificações e 56 casos confirmados.
O painel utiliza dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e será atualizado semanalmente. A ferramenta permite a consulta de diversas informações, como o total de notificações de hanseníase, número de casos novos na população geral e em menores de 15 anos, além de estatísticas sobre os graus de incapacidade física causados pela doença.A hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos periféricos, sendo causada pela bactéria Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen). A doença tem cura e o tratamento, oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é feito nas unidades básicas de saúde. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais rápido e eficaz será o tratamento, que consiste na administração de dois ou três medicamentos via oral.