Tocantins tem primeiro óbito por dengue registrado em 2024
02 março 2024 às 15h19
COMPARTILHAR
Tocantins confirma o primeiro óbito por dengue em 2024, conforme anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). O caso, previamente suspeito, ocorreu em Brejinho de Nazaré, no centro do estado, e há também uma morte em Porto Nacional em fase de investigação. Essas informações são parte do monitoramento de arboviroses divulgado pela SES.
A confirmação do primeiro óbito por dengue em 2024 foi incluída no boletim relativo às oito primeiras semanas epidemiológicas do ano. Até o dia 24 de fevereiro, foram notificados 4.143 casos em 112 cidades, com 13 apresentando sinais de alarme. O registro inclui 240 casos confirmados da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo 10 apenas na última semana, distribuídos em 40 municípios.
Quanto aos óbitos, a SES esclareceu que os casos estavam em fase de investigação e que os resultados seriam divulgados em até 60 dias. Esse prazo se deve ao processo de encaminhamento dos dados pelas vigilâncias sanitárias, que passam por avaliação do Comitê de Investigação de Óbitos suspeitos por arboviroses no Tocantins.
Além disso, o estado aderiu à campanha nacional de combate ao mosquito transmissor da doença, com o Dia D marcado para este sábado, 2. A Mobilização Nacional Contra a Dengue envolverá ações para conscientizar a população sobre a eliminação de locais com água parada, potenciais criadouros do Aedes aegypti. Em Palmas, estão programadas visitas domiciliares e a oferta de vacinas na Unidade da Saúde da Família (USF) da quadra 603 Norte, a partir das 8h, com o tema “10 minutos contra a dengue”, lançado pelo Ministério da Saúde (MS).