No Tocantins, serão construídas 24 novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) seguindo o Projeto Referencial de Arquitetura e Engenharia da UBS Porte 1, uma das referências do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). O projeto integra uma iniciativa nacional que prevê a construção de 1.800 unidades de saúde, com um investimento total de R$ 4,2 bilhões. Esta iniciativa marca a primeira atualização em uma década dos projetos de estabelecimentos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e visa aprimorar a infraestrutura de saúde no país.

Os novos projetos, elaborados por uma equipe multidisciplinar de arquitetos, engenheiros e especialistas do Ministério da Saúde, incluem a implementação de serviços assistenciais avançados. Entre as melhorias estão a inclusão de salas de amamentação em cada UBS, espaços coletivos internos e externos que incentivam práticas integrativas e comunitárias, Salas Lilás para atendimento a mulheres em situação de violência, salas de medicação que atendem às normas sanitárias, consultórios acessíveis e uma sala de vacinação ampliada, entre outras estruturas.

A integração de soluções de saúde digital, como a telessaúde, também faz parte dos projetos, conectando a atenção primária com a especializada para melhorar a qualidade e a eficiência dos atendimentos.

Núcleos temáticos assistenciais

As UBSs serão organizadas por núcleos temáticos assistenciais, o que fortalecerá a integralidade do cuidado, a gestão clínica compartilhada e humanizada, além de promover a acessibilidade e o bem-estar dos usuários. Esses núcleos proporcionarão um ambiente inclusivo e de fácil compreensão.

Em conformidade com os compromissos assumidos pelo governo federal junto à ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, os projetos incorporam estratégias para a construção de edificações sustentáveis e resilientes. Dentre essas estratégias, destacam-se a ventilação e iluminação naturais em todos os ambientes (exceto áreas restritas), uso racional de água e reuso, equipamentos de baixo consumo energético, captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas e a adoção de um sistema construtivo de baixa emissão de carbono (Lean Construction).

Os projetos arquitetônicos do Novo PAC, desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, são ferramentas fundamentais para assegurar qualidade, economicidade e eficiência, facilitando as aprovações junto aos órgãos competentes e o processo de licitações públicas, o que otimiza o tempo de resposta das gestões municipais, estaduais e distrital.

Metodologia BIM

O material disponibilizado incluirá projetos de arquitetura e complementares de engenharia, acompanhados de memoriais, cadernos de encargos, especificações e planilhas orçamentárias. Todos os projetos foram desenvolvidos utilizando a metodologia BIM, baseada em modelos 3D, oferecendo aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção as ferramentas necessárias para a execução das obras.

Além dos projetos para UBSs, já estão disponíveis para construção os projetos de policlínicas, maternidades, centrais de regulação de urgências (CRUs) e centros de parto normal. Os projetos das UBSs dos Portes II a V serão divulgados em breve.


Acesse aqui os projetos arquitetônicos.