A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro de 2024 indica que no Tocantins, assim como em grande parte do norte de Goiás, Pará e norte de Minas Gerais, as chuvas estarão próximas ou abaixo da média climatológica (representadas em tons de cinza e amarelo no mapa). Isso pode levar à redução dos níveis de umidade no solo, especialmente na região do Matopiba, que inclui os estados do Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia, o que pode impactar negativamente a agricultura, principalmente em relação às culturas que dependem de umidade no solo.

Essa diminuição de chuvas no Tocantins pode favorecer a finalização da colheita de culturas como o algodão e o feijão de terceira safra. No entanto, em outras regiões, como o Mato Grosso do Sul e o sul de Minas Gerais, a previsão é de retorno gradual das precipitações.

Além do nível de chuvas reduzido, as temperaturas do estado do Tocantins tendem a permanecer em alta segundo a previsão do Inmet, com possíveis dias de calor excessivo. Nos próximos dias, o Inmet prevê máximas entre 39ºC e 40ºC em Palmas, e com mínimas em aproximadamente 26ºC. Esse calor intenso pode gerar impactos nas atividades agropecuárias, exigindo atenção especial dos produtores locais.

Nesta terça-feira, primeiro dia do mês de outubro, o Inmet emitiu um alerta para potenciais tempestades que podem ocorrer entre os dias 1º e 3 em algumas regiões do Tocantins, como no oeste do estado, abrangendo o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Estadual do Cantão, além de municípios como Guaraí e Pedro Afonso, até a região do Bico do Papagaio.